V Encontro de Afluentes do Rio São Francisco começou hoje, em Maceió

21/08/2019 - 16:03

Teve início, na manhã desta quarta- feira (21), o V Encontro de Afluentes do Rio São Francisco. O evento, que acontece no hotel Ponta Verde, em Maceió, segue com sua programação até amanhã. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, fez a abertura, elencando pontos importantes para discussão entre os representantes dos demais comitês participantes, a exemplo de eficiência da gestão hídrica e a união dos comitês em defesa de temas comuns.


Na sua fala, Miranda defendeu o trabalho constante para fortalecer a consciência coletiva em defesa das bacias hidrográficas. “É necessário incorporar essa enorme dimensão da natureza”, considerou ele. O presidente do CBHSF também alertou para os problemas políticos relacionados à questão hídrica. “A redução da estrutura do Conselho Nacional do Meio Ambiente [Conama] é extremamente preocupante. Esperamos que essa redução não se estenda até o Conselho Nacional de Recursos Hídricos [CNRH]. E mais preocupante é o projeto de lei enviado à Câmara, que retira a exigência de licença ambiental para a concessão de outorga para exploração de uso”, acrescentou Anivaldo Miranda.

O alerta do presidente do CBHSF em relação ao CNRH se deve ao fato de o colegiado ter papel fundamental na regulamentação do processo ambiental. Anivaldo Miranda também relatou a visita realizada recentemente às instalações da mineradora Kinross, em Paracatu (MG). “Trata-se de um grande empreendimento, e ali um possível acidente será fatal para o São Francisco. É preciso deixar bem claro que não existe um ‘plano B’ para o rio. Se o São Francisco for atingido, quebra o Brasil”, encerrou ele, reforçando que o encontro é a oportunidade para a discussão de temas comuns aos comitês de bacias hidrográficas.


Assista a abertura do evento com o presidente, Anivaldo Miranda: 


O secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), Alex Gama, aproveitou o evento para anunciar que as regiões hidrográficas alagoanas estão sendo redefinidas, em consonância com o levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA) para, em seguida, criar os comitês dessas bacias. Conforme informações de Gama, as regiões hidrográficas de Alagoas serão reduzidas de 16 para nove.

O representante da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), João Paulo Leite, também compôs a mesa solene de abertura do evento. Ele parabenizou a iniciativa e a gestão do CBHSF na manutenção das questões hídricas. O presidente do CBH Paramirim e Santo Onofre (Paso), Anselmo Caires, destacou que o principal trabalho a ser destacado pela gestão de Anivaldo Miranda à frente do CBHSF é a promoção de um olhar para além da calha do chamado rio da integração nacional.

 

Os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos e do Submédio, Julianeli Tolentini, bem como o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel, participaram da solenidade de abertura. A CCR do Alto foi representada pelo secretário Altino Rodrigues.

A programação do V Encontro de Afluentes prossegue com debates, apresentações e discussões até esta quinta-feira, 22 de agosto.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Edson Oliveira