Direc do CBHSF realiza última reunião antes da plenária e define novos projetos

12/08/2013 - 10:29

Em sua última reunião antes da plenária de Salvador (BA), a ser realizada nos dias 19 e 20 de agosto, a Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF definiu a divisão dos novos projetos hidroambientais a serem financiados com recursos da cobrança pelo uso da água nas cidades ribeirinhas do Velho Chico. Além disso, foram selecionados os municípios contemplados com a contratação dos planos de saneamentos básico, propostos pelo comitê e também custeados com recursos da cobrança.
O encontro aconteceu na quinta-feira (08.08), na sede da AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG), e contou com a presença de toda a diretoria do CBHSF, composta pelo presidente Anivaldo Miranda, a vice-presidente, Avaní Torres, o secretario executivo, Maciel Oliveira, e os coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco, respectivamente Marcio Tadeu Pedrosa, Claudio Pereira, Antônio Valadares e Carlos Eduardo Ribeiro.
Essa foi a última reunião da diretoria antes da eleição da nova direção do CBHSF, que acontecerá durante a programação da XXIII Plenária Ordinária e XIV Plenária Extraordinária na capital baiana. A nova Direc terá um mandato de três anos (2013-2016).
Projetos hidroambientais
Durante a reunião, os membros da atual diretoria decidiram pela escolha de 14 novos projetos de recuperação hidroambiental, que serão divididos da seguinte maneira: três para a região do Alto São Francisco, três para o Médio SF, quatro para o Submédio SF e quatro para o Baixo SF. A seleção se baseou nos projetos enviados pelas CCRs no ano de 2013. Os nomes dos municípios serão divulgados em breve pela Direc.
Outros 25 projetos, relativos ao ano de 2012, e da mesma linha, já estão em processo de elaboração por uma empresa contratada, encarregada de produzir os termos de referência. Em relação ao ano de 2011, 22 projetos hidroambientais continuam em execução nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Planos de saneamento
Outro item de pauta posto em discussão foi a definição do número de municípios que serão beneficiados com a realização dos planos de saneamento básico. No total, 24 prefeituras serão contemplados com a elaboração desses planos, que serão divididos de maneira igualitária pelas quatro regiões fisiográficas da bacia (Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco).
Discussões em prol do Velho Chico
Durante a reunião foram explanados assuntos de interesse da bacia do São Francisco, como a apresentação da representante do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Larissa Rosa, que evidenciou um novo programa do governo federal, em parceria com o Banco Mundial, denominado Interáguas. O objetivo do projeto é a aplicação de recursos na revitalização de toda a bacia. “Pretendemos dar início a esse programa até meados do ano que vem”, disse ela.
Em outro momento, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, relatou sobre o encontro que manteve em Alagoas no mês passado com o presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu. “Estive com ele em Maceió e discutimos, em conjunto com outras autoridades, a questão do abastecimento de água e o combate à seca”, comentou.
Participaram ainda do encontro a diretora geral da AGB Peixe Vivo, Célia Fróes, a diretora de integração, Ana Cristina da Silveira, e o diretor técnico Aberto Simon.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF