Lançados editais para obras de recuperação hidroambiental no Submédio

10/12/2012 - 10:12

Por meio da agência AGB Peixe Vivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF iniciou o processo licitatório para a contratação de empresas para executar obras e serviços de recuperação hidroambiental na região do Submédio São Francisco. Ao todo serão licitados quatro projetos, divididos em dois editais. No primeiro, os trabalhos ocorrerão na margem esquerda do açude Poço da Cruz e no perímetro irrigado, situados na sub-bacia do rio Moxotó, no município de Ibimirim, em Pernambuco.

O segundo edital visa recuperar a bacia do rio Pajeú. Os trabalhos acontecerão na nascente do rio Pajeú e na Microbacia do Córrego da Onça, localizados nos municípios de Brejinho e Afogados da Ingazeira, respectivamente, também em Pernambuco. As intervenções têm em vista controlar os processos erosivos, melhorar a conservação do solo, proteger nascentes e adequar às estradas rurais, a fim de diminuir o assoreamento e aumentar a quantidade e qualidade da água na região.

Entre os dias 13 e 14 de dezembro ocorrerão visitas técnicas aos locais das obras, com a presença dos técnicos da AGB Peixe Vivo e das empresas interessadas em concorrer às licitações. Ao final de cada visita, um certificado será emitido, garantindo à empresa continuidade no processo seletivo.

Os interessados poderão obter mais informações sobre a contratação e as condições de participação através do site da AGB Peixe Vivo e do CBHSF ou também pelo e-mail: licitacao@agbpeixevivo.org.br. As propostas deverão ser entregues até o dia 10 de janeiro de 2013

Todos os recursos financeiros aplicados nos projetos de recuperação hidroambiental são originários da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. Ao todo, 22 projetos hidroambientais foram selecionados e aprovados em plenária, contemplando todas as regiões da bacia.

Imagem: Osmano Morais Mascena Veras

Assessoria de Comunicação