Os estados de Minas Gerais e Alagoas definiram, na última sexta-feira (21.06), os membros das organizações civis, técnicas e dos usuários de água que integrarão a nova gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF. O novo mandato será de três anos e começa a vigorar a partir de agosto deste ano.
O estado de Minas Gerais escolheu, na categoria de abastecimento urbano, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae como representantes titulares, tendo as próprias entidades como suplentes.
No segmento de indústria e mineração, o estado estabeleceu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais – Sindaçucar e o Instituto Brasileiro de Mineração- Ibram como membros titulares, tendo, respectivamente, como suplentes, a Usina Bambuí Bioenergia, o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais – Sindiextra e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – Siamig.
Já o estado de Alagoas elegeu, representando os segmentos da Pesca, Turismo e Lazer, a Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas – Fepeal, ficando na suplência a Colônia de Pescadores Z-12. As organizações técnicas escolheram a Universidade Federal de Alagoas – UFAL como titular, e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – AL como suplente. Para representar as organizações civis foi escolhido o Fórum de Defesa Ambiental – FDA, tendo como suplente o Instituto Ecoengenho. Este último, pela primeira vez estará presente na composição do colegiado.
A posse dos novos membros acontecerá na XXIII Plenária do CBHSF, a ser realizada nos dias 19 e 20 de agosto em Salvador, Bahia.
Confira a agenda das Plenárias Eleitorais do CBHSF
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF