Índios têm nova representação no Comitê

16/07/2013 - 16:48

As comunidades indígenas localizadas às margens do Rio São Francisco escolheram os representantes que farão parte da nova gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, a partir do próximo mês de agosto, com mandato de três anos. A decisão foi tomada em evento realizado no município de Rodelas (BA), no último final de semana. A escolha dos nomes foi feita através de consenso, sem a necessidade de disputa pela representação.
Os titulares da representação indígena junto ao CBHSF são Uilton Tuxá, da tribo Tuxá, localizada em Minas Gerais, e Iveraldo Fulni-ô, representante da tribo Fulni-ô, de Pernambuco, que assume a titularidade da representação, após o exercício da suplência nos últimos três anos. Na oportunidade, também foram escolhidos como suplentes a cacique Anália Aparecida, da aldeia Tuxá, e Ricardo Tingui-Botó, da aldeia alagoana de Tingui-Botó.
O encontro também serviu para a comunidade indígena discutir temas de interesse comum, a exemplo dos projetos hidroambientais a cargo do comitê que estão em execução e são voltados para a comunidade indígena, bem como os novos canais da transposição, cuja proposta é retirar água do Velho Chico para abastecer às populações do semiárido baiano.
O secretário-geral do CBHSF, José Maciel Oliveira, também presente à reunião, falou à comunidade sobre o andamento das obras que beneficiam a população indígena. “Temos recursos destinados e garantidos exclusivamente aos índios. Isso foi estipulado por toda a diretoria”, garantiu ele. O evento foi encerrado com uma apresentação do toré, considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios brasileiros.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF