Comitê proporá reunião extraordinária à Comissão de Meio Ambiente da Câmara

29/11/2012 - 12:33

Reunido em plenária nesta quinta-feira (29.11) na cidade histórica de Penedo (AL) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF decidiu requerer à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados a realização de uma reunião extraordinária in loco, a fim de discutir os processos de criação de unidades de conservação no território da bacia.

Atualmente há dois processos para a criação de unidades de conservação em tramitação. Um deles, iniciado em 2003 no Ibama, objetiva a criação de uma unidade do tipo Área de Proteção Ambiental – APA na foz do rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, no Baixo São Francisco.

O outro processo visa a criação de uma unidade do tipo Monumento Natural no rio Samburá, que passaria a compor o mosaico de unidades de conservação da Serra da Canastra, em Minas Gerais, no Alto São Francisco.

A criação do monumento do rio Samburá é matéria do projeto de lei nº 6.905/2010. No final de outubro a Comissão de Meio Ambiente da Câmara realizou audiência pública para discutir a iniciativa, com a participação de especialistas, órgãos públicos e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.