XXV Plenária Extraordinária do CBHSF foi de orientação aos novos membros

20/09/2021 - 14:02

A primeira plenária extraordinária com a nova composição do Comitê, ocorreu, em formato híbrido, no auditório da Associação Comercial em Maceió (AL), na manhã da última sexta-feira (17). Conduzida pelo secretário eleito no dia anterior, Almacks Luiz, a reunião teve como objetivo passar informações e orientações sobre funcionamento, projetos e ações do colegiado para os novos membros.

No dia de sua posse, Almacks destacou a necessidade de uma gestão mais proativa. De acordo com ele, dentre as várias atribuições da diretoria, está o acompanhamento das atividades na sala de Situação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

“Ficaremos sempre atentos aos debates em relação ao rio São Francisco. Outro problema a ser resolvido é a questão das 56 barragens de rejeitos e nós precisamos cumprir as leis e desmontar essas barragens. Sabemos que grande parte dessas barragens se encontra em Minas Gerais e, em oito delas, está sendo estudado o reaproveitamento do material. Cerca de 1.347 pessoas terão que ser removidas da região em que vivem, por estarem expostas ao risco de rompimento de barragem. Dialogaremos com os membros do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) para que eles tornem as informações mais transparentes. Estes são alguns dos grandes desafios dessa nova diretoria. Vamos conciliar o prefixo eco, que forma o nome economia e, ao mesmo tempo, estabelecer o limite para esse prefixo eco que forma o nome ecossistema. Será uma missão difícil, mas buscaremos dar o nosso melhor para a proteção do rio São Francisco”.

Ainda antes de abrir para as apresentações, o secretário Almacks declarou que a gerência de Integração da Agência Peixe Vivo, na pessoa de Rúbia Mansur, passa, a partir de agora, a compor a mesa durante os eventos e plenárias do Comitê.

Em seguida, Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, explicou como serão as novas composições das Câmaras Consultivas Regionais e Câmaras Técnicas, além dos Grupos de Trabalhos. “A plenária de hoje teve o objetivo de informar aos novos membros como funcionam as câmaras e de que forma é designado o valor da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Orientamos e tiramos diversas dúvidas dos membros que assumiram a gestão a partir de agora. Foi um momento também de conhecer a estrutura do Comitê e as funções que cada um irá desempenhar”, disse.

O gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou a todos as competências da entidade delegatária e o Contrato de Gestão, trouxe detalhes sobre o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) e o Plano Orçamentário Anual (POA) e apresentou o Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – SIGA SF.

Os diretores da Tanto Expresso, Paulo Vilela e Pedro Vilela, apresentaram aos novos membros a estrutura de comunicação da empresa que presta serviço ao CBHSF e todas as ferramentas de comunicação utilizadas, como redes sociais, assessoria de imprensa, produção de revistas, além de outros produtos ofertados para a divulgação das ações do Comitê.

Houve ainda a aprovação da próxima plenária do Comitê que ocorrerá na cidade de Salvador (BA), no mês de dezembro deste ano, e ainda é provável que aconteça no formato híbrido. Os membros aproveitaram a ocasião para votar sobre o local onde ocorrerá a primeira plenária de 2022, e o estado escolhido foi o de Minas Gerais.


Veja mais fotos: 


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira