Webinário debate os desafios de fazer ciência em ano de COVID-19

13/05/2020 - 17:23

O tema principal é a III Expedição Científica Baixo São Francisco, que ocorrerá em outubro deste ano.

No próximo dia 21 de maio, às 17h, será realizado um webinário para tratar da 3ª Expedição Científica Baixo São Francisco, que acontece entre os dias 19 e 28 de outubro deste ano. O webinário contará com as participações do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, Anivaldo Miranda, do professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e coordenador da expedição, Emerson Soares e do assessor especial do ministro de Ciência e Tecnologia, Aristides Pavani. O debate será mediado pelo professor Amauri da Silva Barros, da Pró-reitoria de Graduação no âmbito do UFAL CONECTADA, e professor José Vieira Silva, do CRAD/ UFAL Arapiraca.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, no link: https://forms.gle/tyvJ9cSgUzyrNdzt7

A expedição, que conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), tem como objetivo comparar os resultados após o intervalo de um ano, quando foi realizada a segunda pesquisa.

As duas edições anteriores (2018 e 2019) reuniram 17 instituições: UFAL, EMBRAPA, MCTIC, UFS, MARINHA DO BRASIL, IFCE, IECE, CBHSF, SECTI-AL, UFAM, UFRPE, Instituto Oceanográfico da Espanha, Universidade do Porto – Portugal, CODEVASF, Instituto de Ciências Renato Archer, EMATER.

As expedições tiveram com 50 participantes, entre técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais. Durante dez dias, os participantes estudaram os efeitos da poluição, do desmatamento, a geologia aquática, a qualidade de água, a saúde da família, o perfil socioeconômico das comunidades, s sedimentos, o geoprocessamento, batimetria, pesca, aquicultura, hidrologia, arqueologia subaquática, extensão rural, meteorologia, educação ambiental, ictiologia, mapeamento, robótica ambiental, entre outros.

Este ano, a expedição contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia,Marcos Pontes e será realizada em duas embarcações de grande porte, onde uma funcionará como barco laboratório e a outra como barco museu itinerante. Para apoio para os trabalhos de pesquisa, serão disponibilizadas seis lanchas. Participará ainda uma equipe de imprensa, que acompanhará todo o percurso da expedição.

A organização é do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD) e da Pró-reitoria de Graduação no âmbito do UFAL CONECTADA, da Universidade Federal de Alagoas.

Período de inscrição: de 13 a 20/05/2020.
Data: 21 de maio de 2020.
Hora: 17h (2h)
Link de inscrição: https://forms.gle/tyvJ9cSgUzyrNdzt7

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins