Site Casa do Velho Chico é lançado nesta quarta (12) e traz histórias do rio São Francisco

12/05/2021 - 17:53

Desde 04 de outubro de 2001, o Museu Ambiental Casa do Velho Chico, situado no município de Traipu, em Alagoas, tem desempenhado um importante papel no resgate da memória e no auxílio da conscientização ecológica da população ribeirinha. Para fortalecer e levar para mais pessoas a história do Museu, será lançado hoje, às 18h, o site que trará fragmentos de histórias relacionadas ao rio São Francisco.

Importante ressaltar que o Museu Ambiental Casa do Velho Chico alcançou essa visibilidade graças aos seus fundadores, Jacira Machado Lima e Antônio Jackson Borges Lima, que durante anos realizaram ações de pesquisa e sistematização das informações referentes ao Museu e ao Rio São Francisco e que agora serão vistos de qualquer lugar do mundo por meio do site http://casadovelhochico.com.br/ e das redes sociais onde o público acessará as peças, instalações e as histórias que se encontram lá.

Para um dos fundadores e diretor do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Antônio Jackson Borges Lima, a ideia da fundação do museu foi evidenciar as várias atividades econômicas que o rio São Francisco pode proporcionar, bem como mostrar a degradação ambiental sofrida por ele. “A minha intenção, juntamente com a Jacira, foi trabalhar para construir um acervo onde as crianças e demais pessoas interessadas pela história do rio São Francisco pudessem conhecer tudo que acontece com ele e por meio dele. Com isso, quero despertar em cada um a valorização do rio e a defesa do Velho Chico. Este é um meio de mostrar minha preocupação com ele e o meu desejo é que cada um lute pela preservação do rio São Francisco”, disse.

Segundo Igor Machado, coordenador de conteúdo e designer, além de sobrinho dos fundadores, a intenção é tornar a visita ao museu acessível mesmo aos que não podem visitá-lo pessoalmente. “Está previsto também a criação de um documentário institucional que provavelmente terá seu lançamento em 29 de maio, às 16h, na modalidade on-line, onde será apresentada parte da história, dos valores defendidos por seus fundadores e do acervo pertencente ao Museu Ambiental. Queremos realizar ainda três palestras em cidades ribeirinhas que serão colocadas em prática assim que as escolas voltarem ao funcionamento normal”, explicou.

Machado revelou que o projeto “A Casa do Velho Chico” é um registro e difusão contemplado por meio do Edital de Premiação para Documentação e Difusão de Bens Culturais, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc.


Veja as fotos do museu e da região:


Projeto de Registro e Difusão “A Casa Do Velho Chico”

Coordenador de Conteúdo e Designer: Igor Machado

Pesquisa e Textos: Anna Kelmany

Identidade Visual: Ulysses Lins

Web Designer: José Faustino Neto

Fotografias: Anna Kelmany e Iasmyn Lins

Redes Sociais: Arteiros S/A

Equipe Museu Ambiental Casa do Velho Chico

Diretor Fundador: Antônio Jackson

Diretora Administrativa: Jacira Machado Lima

Diretor Operacional: Antônio Jácomes

Coordenador Administrativo: Walisson Oliveira

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Anna Kelmany e Iasmyn Lins