Presidente do CBHSF participa de reunião de grupo de cooperação para criação de Comitês

16/10/2019 - 9:38

O município de Ibateguara (AL) recebeu, na última sexta-feira (11), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, além de diversos representantes e técnicos alagoanos e pernambucanos para reunião do Grupo de Cooperação, para a criação do Comitê das bacias dos rios Mundaú e Paraíba, e para a mobilização para a criação do Comitê da Bacia do rio Jacuípe.


De acordo com o Anivaldo Miranda, essa reunião do Grupo de Cooperação, que envolveu técnicos, poder público, organizações da sociedade civil, algumas prefeituras de Pernambuco e Alagoas, viabilizou bons resultados na gestão conjunta das bacias hidrográficas. “Especificamente nesse caso, foi dedicada à criação do Comitê das bacias dos rios Mundaú e Paraíba do Meio, e também à criação da bacia hidrográfica do rio Jacuípe. Relatei a experiência de gestão do CBHSF, mas sobretudo falei do recente Comitê Federal do Parnaíba, que envolve os Estados do Maranhão, Ceará e Piauí e que passou recentemente pela experiência da sua criação, agora em fase conclusiva. Estamos interessados sempre em fortalecer os Comitês e a gestão conjunta no que diz respeito aos cuidados com as águas”.

Para o deputado estadual alagoano Davi Maia, a implantação do Comitê Mundaú e Paraíba do Meio integrado ao complexo estuário Mundaú-Manguaba é importante porque representa grande parte da população alagoana. “Além disso, são regiões que geram emprego, turismo, renda e que por anos foram desprezadas sem saneamento básico, não tem rede de proteção por ser uma região canavieira ou de pecuária extensiva e perdeu parte das matas ciliares. Outra situação é o bioma do mangue da região que necessita ser protegido, em especial porque o local vive a cada dez anos uma grande enchente, como no caso de 2010, e nenhuma ação de prevenção foi executada. O novo Comitê conseguirá integrar todas essas áreas, sem falar da necessidade do Comitê Federal, porque os rios nascem em Pernambuco e sua foz é em Alagoas”, explicou.

Segundo o superintendente estadual de Recursos Hídricos de Alagoas, Pedro Lucas, que conduziu a reunião, em relação ao Comitê Mundaú e Paraíba do Meio, o encaminhamento foi que a SEMARH irá enviar oficialmente para o governo de Pernambuco, a Agência Nacional de Águas e ao Comitê do CELMI a minuta do acordo de cooperação conjunta entre os partícipes para a garantia do seu funcionamento. “Em relação ao Comitê da Bacia do rio Jacuípe foi feita a mobilização inicial, levantou-se a demanda das razões para a criação do Comitê e o encaminhamento foi a audiência pública, a ser realizada no dia 19 de dezembro em Ibateguara (AL), onde será feita a eleição da comissão provisória que fará a condução do processo de sua criação”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento