Membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré se reúnem em Itaguaçu da Bahia

16/03/2020 - 11:41

Membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré se reuniram na última sexta-feira, 13 de março, na Câmara de Vereadores do município de Itaguaçu da Bahia. O encontro teve como objetivo debater e encaminhar questões importantes referentes aos rios e as populações que habitam o seu entorno. Dentre as pautas, foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da Embasa o ‘Projeto para recuperação da Mata Ciliar nas margens e controle de plantas macrófitas no leito do Rio Verde’.

O plano de recuperação foi dividido em seis vertentes: cadastro das propriedades localizadas às margens dos rios; diagnóstico das degradações da faixa de área preservação permanente e leito do rio; limpeza e desobstrução da calha; controle das plantas aquáticas emergentes com erradicação, transporte e adequada disposição final do excedente; plano de restauração da mata ciliar das margens em duas etapas, a primeira (inicial) com 15 metros de largura em cada margem e a segunda etapa (complementar) com mais 15 metros, completando os 3 metros em cada margem; e o plano de contenção dos sedimentos carreados pelas enxurradas em áreas desnudas dos ramais de acesso.

Após a apresentação, a plenária votou e aprovou o projeto. O próximo passo é buscar novas parcerias para fortalecer e dar continuidade às ações. O projeto é fruto de uma parceria entre o CBHVJ e a Embasa.

O secretário de Meio Ambiente de Itaguaçu da Bahia e membro do CBHVJ, Joelson Pereira, falou sobre o projeto e ficou satisfeito com a reunião.   “Tivemos o projeto de revitalização do Rio Verde como destaque no encontro de hoje porque é um assunto que muito interessa a população. Trata-se de uma área de 5.8 km que será revitalizada e, para nós ribeirinhos, já é um grande sonho. Nós da prefeitura estamos elaborando um projeto mais amplo para atender o percurso que vai da Ponte dos Amores até o Barreiro da Ema, uma área de 180 km de extensão. Vamos continuar trabalhando para o projeto se tornar uma realidade. Avalio a reunião como muito positiva, tivemos casa cheia com participação de vereadores e secretários municipais de toda a região, lideranças comunitárias, representantes de organizações sociais e a sociedade civil”, frisa Joelson.


Veja as fotos da reunião: 


Outras pautas importantes também foram tratadas na reunião plenária, a exemplo da aprovação das atas das reuniões anteriores; atualização da composição das Câmaras Técnicas com exclusão e inclusão de membros; posição sobre os encaminhamentos em relação à Portaria Ingá N° 420, publicada em 09 de junho de 2009 para encaminhamento à SEMA e ao INEMA; apresentação do Inema sobre as fiscalizações de atividades irregulares nas Bacias dos Rios Verde e Jacaré.

Para Ednaldo Campos, presidente do CBHVJ e coordenador da Câmara Regional Consultiva do Médio São Francisco, a formação de parcerias e o trabalho de base são fundamentais para o trabalho se concretizar. “Vamos continuar o trabalho elaborando novos projetos que beneficiem a população ribeirinha e o meio ambiente buscando novas fontes de recursos. Precisamos envolver parceiros para que os projetos sejam fortalecidos. Continuaremos fazendo um trabalho de base para entender as demandas da população e contribuir com educação ambiental, que é de grande relevância para que eles tenham o sentimento de pertencimento e fiquem a par do que acontece na bacia”, destaca Ednaldo.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – CBHSF busca sempre integrar ações públicas e privadas, promovendo a participação de todos os setores da sociedade para que políticas de recursos hídricos sejam implantadas em toda bacia.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Fabiano Vidal