Sergipe cria Parque Estadual do Marituba para preservação do paraíso ecológico

05/02/2020 - 14:39

O Aquífero Marituba é alimentado pelo rio São Francisco e está contemplado na decisão.

Após um aguardo de cerca de 17 anos, finalmente, as riquezas de parte do litoral sergipano, conhecido por suas belas dunas, lagoas e restingas, foram reconhecidas como uma unidade de conservação de proteção integral estadual. Através do decreto nº 40.515 do Governo do Estado de Sergipe, assinado na último dia 29, a região localizada entre os municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, se tornou Parque Estadual Marituba.

A decisão, que abrange uma área total de 1.754,44 hectares e perímetro de 21.763,90 metros, tem como objetivo proteger os ecossistemas costeiros de relevância ecológica e beleza cênica, para a realização de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública, e possui o destaque de também contemplar parte do Aquífero Marituba.


Veja as fotos da localidade:


Mesmo não aparecendo na superfície, o aquífero ocorre desde a porção marítima da bacia sedimentar Sergipe-Alagoas e de Itaporanga D’Ajuda / São Cristóvão até Maceió – sendo responsável pelo abastecimento desse município. Assegurar essa proteção é motivo de enaltecimento pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que há anos já realiza ações, como peixamento e fiscalizações em toda a Área de Proteção Ambiental (APA), na região que contempla o estado de Alagoas.

Segundo o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e superintendente de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Francisco da Rocha, mesmo que a água subterrânea seja de domínio estadual e o Aquífero Marituba compreenda os estados de Sergipe e Alagoas na bacia sedimentar, o CBHSF tem defendido a gestão integrada das águas superficiais com as águas subterrâneas como uma das suas prioridades. “O aquífero possui capacidade hídrica de garantir o abastecimento de Aracaju e da grande Aracaju por uns 20 anos, oferecendo água de qualidade. Por isso, pabenizamos o Governo de Sergipe por criar a Unidade, que protege uma das suas principais recargas nos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas”, destaca.

A área detém o principal reservatório subterrâneo de Sergipe, capaz de produzir 200 a 300 mil litros/horas em um único poço tubular, volume esse suficiente para atender uma população de aproximadamente 25.000 pessoas, constituindo-se um manancial estratégico para o Estado. A responsabilidade pela administração do paraíso ecológico fica a cargo da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade(Sedurbs), no sentido de adotar as medidas necessárias à sua efetiva proteção, implantação e controle.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Caroline Leite
*Fotos: Sedurbs e Ailton Rocha