Revista 6: O que é o que é…mudanças climáticas

06/01/2020 - 10:22

Muito se ouve falar sobre mudanças climáticas e aquecimento global. Mas o que significam? Como o aumento da temperatura na Terra pode afetar as nossas vidas? A culpa é do homem? Ou trata-se de fenômeno natural? O Velho Chico pode morrer?

Em fins de setembro não se falou de outra coisa, tanto aqui como lá fora: a mudança climática e suas implicações no futuro da humanidade. Os ecos partiram de Nova York, onde, em dois eventos paralelos, a Cúpula do Clima e a Assembleia Geral da ONU, discursaram líderes mundiais. Na Cúpula do Clima, a jovem ativista sueca Greta Thunberg abriu os trabalhos conclamando pelo fim da “guerra contra a natureza”: “Precisamos agir, senão será tarde demais.

Não esperemos mais, vamos fazer isso agora”. Já na abertura do encontro anual das Nações Unidas, o 74º desde que o brasileiro Oswaldo Aranha inaugurou a tradição, em 1947, o presidente Jair Bolsonaro proferiu um polêmico discurso na direção oposta. Ao mesmo tempo em que afirmou que o governo brasileiro tem “um compromisso solene com a preservação do meio ambiente’, criticou o “ambientalismo radical” e o “indigenismo atrasado”, afirmando que o Brasil não vai aumentar a extensão das terras demarcadas: “Acabou o monopólio do senhor Raoni”.

Mas o que exatamente são as mudanças climáticas de que tanto se fala? E por que, apesar das evidências de que o planeta pede socorro, o assunto ainda provoca tanta polêmica? Nos pólos do amplo e variado espectro de atores que debatem e vivem a questão estão, de um lado, os partidários de um modelo de desenvolvimento sustentável que gritam pela redução de CO2 na atmosfera, o que significa redefinir padrões atuais de produção e consumo dos bens materiais usando as novas tecnologias e mudanças de comportamento para promover o equilíbrio entre economia, bem-estar e preservação das condições básicas da vida no planeta. Do outro lado da bancada, os desenvolvimentistas, que ainda concebem o crescimento econômico como um processo ilimitado e preferem tratar a urgente questão ambiental como histeria em vez de ouvir a ciência.

De acordo com a definição da própria ONU, a anfitriã do debate, a mudança climática é, sim, um dos maiores desafios do nosso tempo, afetando desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar. “Quando falamos em mudança climática, estamos falando de uma alteração no regime normal do clima. É a chuva completamente fora do esperado. É a temperatura que vem aumentando a cada ano. São alterações que extrapolam o esperado”, comentou Diana Marinho, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rodando o globo, os problemas estão por toda parte: do derretimento das calotas polares às secas prolongadas. Das enchentes catastróficas aos incêndios florestais. No Brasil, de acordo com o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, nas grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, verifica-se um aumento de eventos extremos de chuva associados a enchentes e inundações, o que vêm demandando análise dos cenários de risco e das condições de vulnerabilidade.

A culpa é do homem

Para o WWF (World WideFund for Nature), o controverso aquecimento global pode ser traduzido. Em suma, trata-se do aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra, provocado pelo famoso efeito estufa. O que é isto? Nada mais do que o acúmulo de gases, tais como gás carbônico, metano e óxido nitroso, na atmosfera, formando uma película no entorno do globo. Como essa camada vem se tornando cada vez mais espessa, acaba por reter mais e mais calor, ocasionando a fúria da natureza: furacões, tornados, tsunamis, tempestades tropicais. Nos próximos anos, caso nada seja feito para frear o processo, assistiremos o galope das tragédias ambientais.

A culpa é do homem? Ou são fenômenos naturais? Geólogos do mundo inteiro estão levantando a tese: a terra mudou de época geológica. O planeta deixou para trás o Holoceno para entrar no Antropoceno. Ou seja: os humanos substituíram a natureza como força dominante. O Antropoceno é um conceito novo, proposto pela primeira vez pelo químico holandês Paul Crutzen. Especialista em química atmosférica, ganhador do Nobel de 1995 pelos estudos acerca da camada de ozônio, Crutzen atentou para a forma intensa e devastadora como a atividade humana vem mudando a composição atmosférica, provocando a subida dos termômetros até agora em um grau. Conforme seus estudos, o nível do mar já subiu 20 centímetros. Não se sabe ainda quanto tempo vai demorar para a catástrofe, mas a previsão é que os mares avancem até sete metros.

Entre as principais atividades humanas que acarretam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, estão a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de resíduos sólidos e desmatamento. Todas essas atividades emitem grande quantidade de CO2 e de gases formadores do efeito estufa.

Quero água de beber

Para demonstrar na prática o que é o Antropoceno, Paul Crutzen apontou um fato: nas últimas décadas, no mundo todo, foram construídas mais de 40 mil barragens, mudando o curso dos rios e, por consequência, alterando fisicamente a perfeita batida da natureza. Outro exemplo visível dessa interferência nefasta são as cidades: asfalto, luzes, arranha-céus. Aliás, cidades como Nova Orleans, Amsterdã, Xangai e Veneza já estão afundando. Segundo Carlos Nobre, presidente da Capes e único brasileiro envolvido no grupo de pesquisa do Antropoceno, o Brasil, apesar de todas as riquezas naturais e de figurar entre os países com risco moderado, está pouco preparado para o por vir. Com 12% da água doce do planeta, o país ainda não atentou para a preciosidade deste manancial.

Alguns estudos têm sido realizados para a identificação de tendências em diferentes regiões e bacias hidrográficas brasileiras, considerando as variações naturais e os possíveis efeitos climáticos, conforme destaca o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Ainda de acordo com as informações do estudo, as precipitações e as vazões fluviais na região do Nordeste brasileiro, por exemplo, indicam uma variabilidade nas escalas interanual e inter-década mais importantes do que tendências de aumento ou redução, podendo estas estar associadas a padrões de variação do clima em grande escala. Além disso, o aumento global da temperatura tem efeito significativo no aumento da evaporação, que pode prejudicar a eficiência de armazenamento de água nos lagos. A mudança do clima também poderá afetar as taxas de recarga de águas subterrâneas.

Sobre isso, a Agência Nacional das Águas (ANA) reforça que o ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, alterações climáticas que modifiquem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos.

Vulnerabilidade e Velho Chico

Quase a metade das cidades plantadas na Caatinga e banhadas pelo Rio São Francisco apresentam alto risco de sofrer com as mudanças climáticas nos próximos 20 anos: a conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que mapeou a vulnerabilidade de 84 municípios. A gravidade das alterações climáticas previstas para a região foi um dos fatores que levaram os pesquisadores a realizar o estudo. “Essa será uma das áreas mais afetadas pelas mudanças do clima. Além disso, o bioma da Caatinga é muito peculiar e característico do nosso país. É importante preservá-lo”, afirmou a pesquisadora Martha Barata, coordenadora-geral do projeto. A propósito, de acordo com dados do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o processo de desertificação já atinge 13% do Semiárido brasileiro e ameaça a conservação do bioma. Outra estimativa usada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas aponta o seguinte: cerca de 50% do território ocupado pela Caatinga já sofre alguma forma de degradação, inclusive a desertificação.

Atualmente, as principais causas de desmatamento na Caatinga estão associadas à extração de mata nativa para a produção de lenha e carvão vegetal.

“A vulnerabilidade da população depende do município pesquisado. Por exemplo, Paulo Afonso é um município que apresenta uma menor vulnerabilidade, e quando olhamos para o local observamos que tem mais estrutura, empregos e oportunidades de estudo, enfim é uma localidade que proporciona uma melhor condição para a população”, comentou a pesquisadora Diana Marinho, da Fiocruz. “Já outros municípios menores são mais vulneráveis, e assim possuem um maior número de doenças, de pobreza e falta de assistência. São uma gama de informações que temos que analisar para cada município”, aponta a pesquisadora.

Diana Marinho explica que a pesquisa traz um alerta para a população se preparar, já que os estudos mostram que a tendência é de que o Seminário fique cada vez mais seco: “Se hoje a população já tem uma vulnerabilidade alta, o que acontecerá se a temperatura aumentar ou se a precipitação diminuir? Essas mudanças podem provocar alguns tipos de desastres na população, e como ela suportará esses eventos se hoje ela já tem uma vulnerabilidade alta? Fica muito mais difícil imaginar o quanto essa população irá aguentar”.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha
* Foto: Higor Soares