Reunião entre os membros Câmara Técnica de Águas Subterrâneas teve avanços

05/12/2019 - 12:22

Os membros da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram em Aracaju(SE) nesta quarta-feira(05) para tratar da aprovação da minuta da memória da reunião CTAS realizada no dia 10 de novembro. Houve também um debate em relação ao Termo de Referência para contratação de estudos acerca do Aquífero Urucuia e uma exposição sobre o plano da Bacia Hidrográfica do São Francisco (BHSF), com foco nas metas para as águas subterrâneas.

O gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou aos membros o Plano de Recursos Hídricos da bacia e as metas até o ano de 2025, segundo o plano hidrográfico do rio São Francisco. Outro TDR com o tema ‘Estudo para entendimento da utilização das águas na área de influência do Aquífero Urucuia e Aquífero Cárstico na bacia hidrográfica do rio São Francisco’ foi trazido por Thiago para debate. “Durante a apresentação na reunião da CTAS fizemos um apanhado das metas do plano de recursos hídricos relacionadas à temática das águas subterrâneas. Daqui há dez anos mostraremos quais as metas que o Comitê propôs diante do seu plano de recursos hídricos para que seja condição futura das águas subterrâneas e quais serão as melhorias e o que iremos esperar de incremento da oferta hídrica e qualidade das águas. Trouxemos uma abordagem das ações que deveremos dar encaminhamento para alcançar as metas estabelecidas”.

O coordenador da CTAS, José Almir Cirilo, considerou a reunião bastante produtiva, já que duas etapas relevantes foram debatidas entre os membros e encaminhadas. “A primeira foi um olhar específico no que se refere às águas subterrâneas sobre o plano da Bacia do São Francisco nessa versão mais recente. Apesar das diversas discordâncias detectadas a partir das experiências da equipe a respeito dos resultados entendemos durante a reunião que há áreas mais críticas que outras e faremos um estudo de conjuntura para rever os aspectos de discordância descritos”, explicou.

Cirilo acrescentou que no segundo trabalho analisado ao longo do dia foi feita a revisão sobre o que já havia sido detectado. “O Termo de Referência está pronto para ser lançado e daí vai ser gerado um produto compatível com as necessidades de avaliação dos atuais usos das águas subterrâneas na bacia”.


Veja as fotos da reunião: 


Segundo Zoltan Romero, secretário da CTAS, foi discutida a finalização do TDR que vai ser construído pela Agência Peixe Vivo para o plano de gestão das águas subterrâneas da BHSF que inclui várias questões desde o fato de que os estados têm legislações diferentes e o fato principal onde os membros desejam que sejam compilados os estudos já existentes. “Com essas reuniões queremos ter uma dimensão real das disponibilidades hídricas do São Francisco e veremos uma maneira viável de ser implementado pelos órgãos gestores estaduais e pela União”.
Participaram da reunião: José Almir Cirilo (Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Diamantina), Zoltan Romero (SEMA/BA), Cristiane Neres (AFAF), Chang Hung Kiang (Instituto Ecoengenho), João Pedro da Silva Neto (UNIVASF), Carlos Alberto (ABES/MG) e Daniela Dinato (Agência Peixe Vivo).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Allan Rodrigo