Projeto hidroambiental é apresentado em Brejões, na Bahia

08/10/2019 - 14:03

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, realizou uma reunião para apresentação do projeto de passagem molhada, no dia 05 de outubro, em Brejões, distrito de Morro do Chapéu (BA).


O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira prevê a restauração de barraginhas, estradas vicinais, bigodes e curvas de nível e a segunda prevê a construção de uma passagem molhada com um reservatório de água que foi destruído pelas chuvas em 2012.

O membro do CBHSF, Luiz Dourado, foi o propositor da ação e esclarece sobre a sua importância. “O projeto vai beneficiar os agricultores familiares e uma comunidade que sofre com a escassez dos recursos hídricos. A primeira etapa já tem um termo de referência pronto e será feita uma licitação para a execução das ações. Já a segunda parte que prevê a construção da passagem molhada com aproveitamento de estruturas a ser recuperada para reservação com o objetivo de realizar o abastecimento e múltiplos usos para a comunidade de Brejões, ainda não tem termo de referência, mas em breve será licitada a empresa para isso”.

Luiz Dourado comentou ainda que participaram da apresentação do projeto aproximadamente 50 pessoas. “A comunidade recebeu bem o projeto e demonstrou interesse em participar diretamente do projeto, que é auspicioso para a comunidade”, finaliza.


Veja as fotos do evento:


O secretário da CCR Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva, alerta para a importância da mobilização junto aos prefeitos para a manutenção das melhorias. “A região de Brejões integra a Bacia do Rio São Francisco e, no passado, executamos um projeto aqui com a construção de mais de 800 barraginhas, bigodes, curvas de níveis e adequação de estradas vicinais. Essas melhorias foram abandonadas. Neste novo projeto, vamos recuperar algumas barraginhas, mas acredito que somente com a sensibilização dos prefeitos conseguiremos alcançar os resultados desejados. As prefeituras precisam fazer a manutenção das melhorias feitas pelo CBHSF. Não adianta o Comitê construir barraginhas e as prefeituras abandonarem-nas. Se isso continuar acontecendo, o leito do rio continuará sendo assoreado”, afirma.

A passagem molhada é uma espécie de ponte que permite a passagem de veículos e pessoas em períodos chuvosos, além de servir de reservatório de água, o que contribui para o abastecimento de água para múltiplos usos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Almacks Luiz Silva