Projeto de implantação de cisternas avança em Barra do Mendes (BA)

07/12/2021 - 10:45

Moradores de Barra do Mendes (BA) participaram do Seminário Inicial do projeto que prevê a implantação de 55 cisternas para captação das águas das chuvas para consumo humano e produção de alimentos no munícipio. O objetivo do evento foi apresentar as intervenções que serão realizadas durante a execução do projeto e promover a solenidade oficial do início das obras. Estiveram presentes representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da Prefeitura Municipal de Barra do Mendes, da Associação Comunitária da Vereda de Baixo e da Aplicar Engenharia.

O projeto é financiado pelo CBHSF e executado pela Aplicar Engenharia com o apoio do Agência Peixe Vivo e da Prefeitura Municipal de Barra do Mendes. Com foco na sustentabilidade hídrica no semiárido, autoridades presentes avaliaram a iniciativa como essencial para a segurança hídrica, segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento da população do município de Barra do Mendes. A ação consiste na implantação de dois sistemas de captação e armazenamento da água das chuvas, dos quais 25 cisternas para consumo humano de 16 mil litros e 30 cisternas de produção de 52 mil litros.

A capacitação dos beneficiários também é prevista entre as ações, com oficinas sobre como efetuar a manutenção das cisternas construídas e como cuidar da água reservada. “A construção de cisternas está entre as principais estratégias de captação, armazenamento e utilização de recursos hídricos de modo racional. São infraestruturas que contribuem para aumentar a recarga do manancial subterrâneo e para aproveitamento da água da chuva”, explicou Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco.

A moradora Carla de Andrade, representante do Núcleo Raízes do Sertão, celebrou o início das obras: “No Território de Irecê nós temos cerca de 400 produtores orgânicos certificados e em Barra do Mendes existe um grupo de 10 produtores certificados. Nós queremos ampliar esse número de agricultores certificados no nosso município e as cisternas de produção irão contribuir significativamente com o desenvolvimento desse setor”. Os locais beneficiados com o recebimento das cisternas de consumo e de produção foram escolhidos pela Associação Comunitária de Vereda de Baixo e foram divididos entre seis povoados, todos na zona rural de Barra do Mendes.


Confira algumas imagens do seminário: 


De acordo com a apresentação da equipe técnica da Aplicar Engenharia, os resultados esperados com a implementação do projeto são: armazenamento da água para o consumo humano; ampliação das condições de captação, armazenamento e utilização das águas pluviais; implantação de um sistema de abastecimento simplificado; gestão da água utilizada para irrigação e/ou criação de animais; maior produtividade e o uso racional do recurso hídrico; produção de alimentos e segurança alimentar e nutricional para a comunidade.

A construção das cisternas está prevista para ocorrer entre dezembro de 2021 e abril de 2022, concomitantemente às atividades de mobilização social. O objetivo das atividades de educação ambiental é sensibilizar os moradores e frequentadores da região sobre a importância da manutenção de práticas que proporcionem a proteção da vegetação e que minimizem os efeitos negativos do escoamento superficial da água de chuva, dentre outros temas de relevância ambiental para a região. O calendário de ações prevê a realização de seminários, oficinas de capacitação e reuniões.

Os projetos com foco na sustentabilidade hídrica do semiárido estão entre as ações do CBHSF que visam mitigar os efeitos da atual crise de escassez hídrica pela qual a região da bacia hidrográfica do Rio São Francisco vem passando. No Médio São Francisco, além de Barra do Mendes, o município de Macaúbas também foi contemplado com a construção de cisternas para consumo humano.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho