Presidente apresenta ações e projetos do CBHSF aos reitores das Universidades do Nordeste

10/12/2021 - 9:35

Com o objetivo de estreitar relações com as Universidades, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, a convite da Regional Nordeste da Andifes (RENE-ANDIFES), composta pelas Universidades Federais do Nordeste, apresentou, no último dia 03 de dezembro, os projetos e ações do colegiado aos reitores das instituições. O evento foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco.

A ação visa também aprimorar as ações administrativas e acadêmicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS nas universidades, que, a partir de então, podem contribuir com projetos nos temas estratégicos do Comitê no contexto dos ODS.

De acordo com o presidente, a reunião foi extremamente proveitosa. “Pudemos levar ao conhecimento dos Reitores das 20 universidades federais do Nordeste, o nosso trabalho, como o Comitê funciona, e dessa forma abrir mais um espaço importantíssimo para a formação de parcerias entre o CBHSF e as universidades para que possamos buscar soluções para os problemas enfrentados pelo rio São Francisco”.

O CBHSF já firmou parcerias com a Universidade Federal de Alagoas para a realização da Expedição do Rio São Francisco, que já se encontra em sua 4ª edição, do Circuito Penedo de Cinema, realizado em sua 11ª edição no final de novembro deste ano. O Comitê também realiza a cada dois anos, juntamente com o Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE), o Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que em 2022 terá sua 4ª edição realizada em Belo Horizonte (MG).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. É uma iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, e estão baseados nos compromissos para as crianças e os adolescentes nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero contidos nos precursores dos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)