Lagoa de Itaparica volta a ter água depois de anos de seca

22/04/2020 - 17:36

Após enfrentar um dos períodos mais difíceis de seca, os moradores nas margens da Lagoa de Itaparica, que passa pelos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro na Bahia, voltam a ter esperança. A Lagoa, com 24 quilômetros de extensão, voltou ao volume de 100% da recarga hídrica neste ano devido às fortes chuvas que atingiram boa parte do país no início de 2020.

Com capacidade máxima atingida em apenas 30 dias, a lagoa considerada o principal berçário da ictiofauna do São Francisco também voltou a ter peixes, isso depois de registrar um alto índice de mortandade ocorrido no ano de 2017 quando a água secou completamente. Para evitar situações como a vivida em 2017, uma força tarefa foi desenvolvida nos últimos dois anos para a captura dos peixes que ficaram isolados em pequenos lagos e não conseguiram ligação com a Lagoa de Itaparica. Cerca de 300 mil peixes foram salvos e devolvidos ao Rio São Francisco nesse período.


Seca na lagoa de Itaparica em 2017. Fotos: Higor Soares

Também, pensando em soluções viáveis, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), junto com diversos outros atores, a exemplo do Ministério Público, prefeituras municipais deXique-Xique e Gentio do Ouro, entre outros, uniram esforços em uma ação chamada de SOS Itaparica, onde foram pontuadas demandas a serem executadas por todos esses agentes como forma de recuperar os principais canais que levam água para a lagoa e desassorear esses trechos, incluindo a própria lagoa de Itaparica.

De acordo com o secretário de meio ambiente de Xique-Xique, Rivelino de Souza Rocha, o plano de ação já vem sendo executado e outras ações, como o diagnóstico socioambiental elaborado pelo CBHSF entregue em setembro de 2019, ajudou a pontuar todas as ações posteriores. “A elaboração do diagnóstico foi fundamental porque serve como prerrogativa para o projeto de desassoreamento. Atualmente, além do documento produzido pelo Comitê já temos outras ações concluídas e algumas que devem ser iniciadas em breve. É o caso do monitoramento feito pela Secretaria de Meio Ambiente de Xique-Xique que vem, desde 2017, catalogando a situação da lagoa.

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizamos o desassoreamento de 1.600 dos 3.600 metros do canal Guaxinim, um dos principais que fazem ligação com a lagoa de Itaparica e servem para seu abastecimento. Ainda tem um outro canal menor onde também faremos o mesmo trabalho”, explicou o secretário.

Ainda está previsto o trabalho de desassoreamento do canal de Itaparica. O processo já foi licitado e os trabalhos devem começar nos meses de setembro a outubro, quando se espera que o local esteja seco novamente. “Será um período curto de trabalho porque logo em seguida começa novamente o período de chuva”, acrescentou Rivelino.

De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Ednaldo Campos, com a lagoa novamente cheia é preciso mais um cuidado em relação a pesca ilegal. “Estamos felizes em ver um cenário completamente oposto ao que vimos nos últimos anos, desde 2017. Agora, com a lagoa cheia e voltando a ter peixes precisamos destacar a presença de pessoas que estão pescando peixes que ainda não atingiram a fase adulta.Essa ação pode prejudicar o processo de recuperação da Lagoa de Itaparica. Por isso, é preciso uma atenção ainda maior dos órgãos de fiscalização para coibir esse tipo de atividade”, destacou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Higor Soares e Divulgação