Jornal Travessia – edição de agosto/2019

27/08/2019 - 8:18

A edição online da 28ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!


O grande destaque da edição é o artigo ‘Vida que segue em Brumadinho?’, que aborda a situação atual do rio Paraopeba, o que tem sido feitos para os atingidos e a qualidade da água meses após a tragédia com a barragem da Vale. Segundo o Igam, há uma melhora da qualidade da água e o uso da água só está liberado nos trechos que estão antes do município de Brumadinho e depois da usina Retiro Baixo está liberado pelos órgãos públicos. Além disso, a notícia fala sobre o que o CBHSF vem fazendo para auxiliar na gestão do Comitê do Rio Paraopeba e os próximos passos que a Vale deverá cumprir.

Outro destaque é o relatório elaborado pelo CBHSF que mostra a situação da obra da transposição do Rio São Francisco. O estudo aponta falhas tanto no projeto como nas obras de transposição do Rio São Francisco, apresenta possíveis dificuldades na distribuição da água e erros na execução das obras que, mesmo após 12 anos de seu início, ainda não foram concluídas.

O informativo também traz informações das participações do Comitê na oficina de salvamento de peixes no Complexo Lagunar do Rio São Francisco e no evento ‘Diálogos Hidroviáveis’, que abordou sobre a navegação no Velho Chico. Sobre a obra entrega da obra de recuperação hidroambiental que ocorreu na bacia do rio Curituba, em Canindé do São Francisco.

Os Dois dedos de prosa da edição é com o austríaco Johann Gnadlinger, que desde 1991, trabalha na ONG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) que se dedica a aperfeiçoar e divulgar o conceito da convivência com o semiárido.

Confira a versão online da 28ª edição do jornal Travessia:

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social