Populações de mais sete cidades no Submédio SF participam de oficinas setoriais para elaboração do PMSB

13/04/2021 - 17:44

Citando problemas comuns a boa parte dos moradores, os participantes da oficina setorial na cidade de Umburanas (BA) relatam suas vivências com as situações provocadas pela falta do Plano de Saneamento no município. Representando as famílias que vivem na sede e proximidades do município, foram citados problemas como diarreia e dengue devido à ausência de atendimento adequado nos setores do saneamento básico.

O encontro realizado de forma virtual, na tarde desta segunda-feira (12), abriu a nova etapa do cronograma de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico nas cidades de Umburanas, Sobradinho, Campo Formoso, Ourolândia, na Bahia, e Santa Filomena, Dormentes e Afrânio, em Pernambuco. O objetivo das oficinas setoriais, iniciadas pela cidade de Umburanas, é abrir espaço para que os moradores dos municípios, entidades e poder público sinalizem quais são as principais questões enfrentadas pelas comunidades nos eixos de drenagem de águas pluviais, coleta e destinação do lixo, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

“Estamos avançando em mais uma etapa na construção do PMSB e agora a gente quer continuar ouvindo e debatendo com as populações e setores responsáveis por cada segmento, como a cidade lida com os quatro eixos do saneamento básico. Neste processo de construção é fundamental ouvir, para que assim o Plano tenha a identidade do município e atenda às suas demandas”, esclareceu a coordenadora de mobilização, Ellen Almeida.

Dividido em quatro setores, as reuniões que acontecem de modo virtual, seguem com os moradores de Umburanas até o próximo dia 15 de abril. Hoje (13) será a vez do setor que compreende Bom Gosto e proximidades. Amanhã (14), Delfino e proximidades e na quinta-feira (15) a reunião setorial será com moradores do Sumidouro e proximidades. As reuniões acontecem sempre às 14h.

“A gente destaca que os encontros com as pessoas, mesmo que virtualmente, são de extrema importância para a elaboração do plano de saneamento. Isso porque, são as pessoas que sabem os problemas que realmente passam e por consequência, são elas que têm propriedade para apontá-los”, concluiu o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz.

Nas próximas semanas as oficinas setoriais também serão realizadas com as cidades de Sobradinho, Campo Formoso, Ourolândia, Santa Filomena, Dormentes e Afrânio.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante