DIREC se reúne em Maceió para alinhamentos relativos a 2022

28/03/2022 - 16:51

A Diretoria Colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu nos dias 21 e 22 de março. O encontro realizado no formato híbrido aconteceu em Maceió (AL), com transmissão em tempo real para os membros que não puderam participar presencialmente.

Entre os principais assuntos abordados na reunião ordinária estão a apresentação dos resultados finais do estudo demandado pelo CBHSF e contratado pela Agência Peixe Vivo (APV) sobre “A utilização das águas na área de influência do Aquífero Urucuia e Cárstico na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”; apresentação da proposta de melhorias no Manual de Procedimentos da APV; perspectivas da V Expedição do Baixo São Francisco e o status de execução do POA – Plano Orçamentário Anual 2022.

No primeiro dia, os trabalhos da DIREC começaram com a aprovação por unanimidade das memórias das reuniões realizadas nos dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro de 2022. Em sequência, foram apresentados o processo de construção e os resultados finais do estudo sobre “A utilização das águas na área de influência do Aquífero Urucuia e Cárstico na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, executado na bacia dos rios Grande, Corrente e Carinhanha – ambos afluentes do rio São Francisco que perpassam, ao todo, 39 municípios.

A apresentação feita por Sidnei Gusmão Agra e Isabel Cristiane Rekowsky, da Profill Engenharia, empresa contratada para a construção do estudo, mostrou, sobretudo, que se fazem necessários investimentos em ações executivas de recuperação e revitalização em porções estratégicas das bacias hidrográficas estudadas.

“Estamos vivendo o momento da criação do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, o PNRBH. Com isto, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco passa a ter recursos importantes para essa rubrica. Desta forma, o CBHSF pode promover ações indutoras da preservação como planejamentos, projetos e articulações”, afirmou Sidnei.

Na oportunidade, também foi apresentada e debatida com a DIREC a proposta de melhorias no Manual de Procedimentos da Agência Peixe Vivo – documento que reúne, sistematiza e define conceitos, práticas e instruções de trabalho, e que orienta os procedimentos executados pela Agência Peixe Vivo, promovendo a adoção de boas práticas de gestão no desenvolvimento das atividades demandadas pelo CBHSF.

Já no segundo e último dia de reunião, na sexta-feira (05), os membros da DIREC repassaram informes gerais, avaliaram solicitações de apoio enviadas ao CBHSF, em especial a aprovação do apoio para a execução da Expedição do Submédio São Fancisco, e assistiram a apresentação das perspectivas da V Expedição do Baixo São Francisco, realizada pelo professor, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas e coordenador geral da Expedição científica do Baixo São Francisco, Emerson Soares.

Segundo Emerson, a expectativa é de que a edição do evento este ano resulte em diversas ações de curto e longo prazo com foco nas pessoas e no meio ambiente, como, por exemplo, o desenvolvimento das políticas públicas da região, adoção de práticas ambientais que eliminem esgotos e pesticidas do ambiente, focando na saúde da população que será beneficiada também com o Barco Saúde – onde poderão realizar diversos exames de forma gratuita, incluindo o da Covid-19 – além da ampliação do conhecimento acadêmico sobre a região e as espécies com potenciais biotecnológicos por meio de 35 linhas de pesquisa em uma ação que envolverá 65 pesquisadores.

“Nosso trabalho visa garantir a qualidade ambiental e do ambiente aquático, mas estamos focando mais na população ribeirinha. Na região há muitas dificuldades. A deficiência de atendimentos e de profissionais médicos, por exemplo, é uma realidade que precisa ser considerada, pois se ajudamos na questão da água, mas não na questão da saúde, não vamos atingir o público. Isto também é educação ambiental. Cuidar além do ecossistema, do público ribeirinho, o foco alvo do nosso estudo”, ressaltou Emerson Soares.

O encontro foi encerrado com a fala do gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, que apresentou aos membros da DIREC o status de execução do POA – Plano Orçamentário Anual, que pode ser acessado clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CBH São Francisco
Texto: Daniel Brito