Comitê visita obra de captação de água em Pirapora

20/11/2019 - 15:43

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, através da Agência Peixe Vivo, realizou na segunda-feira, 18, uma visita técnica nas obras do novo Sistema de Captação de Água do município de Pirapora/MG. A estação, que terá um custo total de R$ 2,6 milhões, atenderá a população da parte alta da cidade e as empresas instaladas no Distrito Industrial.

A obra está sendo subsidiada pelo CBHSF com os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. O projeto executivo é de responsabilidade da Agência Peixe Vivo, que também administra os recursos do Comitê.

De acordo com Flávia Mendes, coordenadora técnica da Peixe Vivo, a obra é importante para a cidade, pois o SAAE, companhia de saneamento que trata a água do município, tem tido problemas com umas das captações. “O SAAE, que demandou este projeto junto ao Comitê, possui duas captações de água nas margens do São Francisco, porém, uma está operando de forma ineficiente, por diversos fatores. Por isso, a substituição é tão necessária, pois o ponto do Distrito Industrial é responsável pelo abastecimento de 60% da população”, observou Flávia.

Segundo a coordenadora, a visita técnica serve para verificar se tudo está em conformidade com as especificações que foram exigidas no contrato. Dessa forma é possível atestar tanto o serviço, como a qualidade do material utilizado na obra. “Uma das nossas atribuições é acompanhar mensalmente a execução da obra. Na atual etapa observamos o início das escavações, para colocar as estruturas hidráulicas. Também começou o serviço da parte elétrica e grande parte das tubulações já estão no canteiro de obras”, disse.

Flávia explicou ainda que, no processo, cada um tem uma função específica ao longo do desenvolvimento do trabalho. “Existe um termo de cooperação técnica que engloba a Agência Peixe Vivo, o Comitê, a Prefeita de Pirapora e o SAAE. Todos preocupados com a condução correta dos serviços, do início à entrega da obra”, comentou a coordenadora da agência.


Veja as fotos da visita:


O gerente de engenharia da Inovesa, empresa que executa a obra, Fábio França, disse que tudo está dentro do cronograma estipulado. “A casa elétrica já está pronta e neste momento estamos na etapa de montagem da tubulação. Serão aproximadamente mil metros de tubulação, entre a captação na beira do rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA II)”, explicou França.

Segundo o diretor geral do SAAE-Pirapora, Esmeraldo Pereira, a captação atual está obsoleta e depreciada, portanto, não atende à demanda de abastecimento da região, que é de aproximadamente 36 mil pessoas. “Então essa captação obtida com apoio total do Comitê será importante não somente para o abastecimento da população, mas também para o desenvolvimento da cidade”.

O diretor finalizou agradecendo às equipes do CBHSF e da Agência Peixe Vivo, pelo empenho durante a fase do projeto e agora pela condução e monitoramento das obras. “É uma obra totalmente custeada pelo Comitê, que entendeu nossas necessidades. A participação do SAAE ficou na elaboração do projeto e na fiscalização dessa obra, que será uma legado para os próximos 100 anos”.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Tiago Rodrigues