Plano de Bacia é apresentado em Simpósio

23/11/2015 - 18:42

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco foi destaque durante a programação do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece até sexta-feira (27.11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Painel do São Francisco foi o espaço criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para discutir com especialistas de todo o país melhorias para o estudo, previsto para ser finalizado no primeiro semestre de 2016.
O diretor da Nemus Consultoria, empresa responsável pela execução dos trabalhos, Pedro Bettencourt, apresentou ao público o cenário mais preocupante até 2035 para a retirada da água na bacia. “Os próximos anos serão de grandes mudanças nos balanços hídricos do São Francisco”, disse, ao apontar a possibilidade da vazão de captação chegar a 1.073 m3/s. “A transposição representaria 8% desse valor”, acrescentou.
Para tanto, ele sugere que, após conclusão do documento, será preciso aplicar medidas para conter problemas que têm deteriorado a qualidade da água em várias partes do rio, em especial por conta dos esgotos e do uso intensivo da indústria e agricultura. “É essencial o aumento do conhecimento técnico da bacia, melhorar a governança entre os órgãos, além de trabalhos de educação ambiental”, frisou.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF