CBHSF discute sobre gestão participativa da água no Vietnã

03/04/2014 - 10:23

2014-abr-02-Vietna-Anivaldo-na-II Conferência Internacional pela agua.. (1)

 
Acontece até sábado (05.04) na cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon), Vietnã, a II Conferência Internacional sobre Cooperação pela Água, Energia e Segurança Alimentar em Bacias Transfronteiriças (aquelas que ultrapassam os limites da fronteira de um país). O evento, que teve inicio ontem (02.04) no Rex Hotel, terá ao longo da semana apresentações de mais de vinte países, entre eles Brasil, Austrália, Alemanha, Inglaterra, França, Dinamarca, Vietnã, Laos, Camboja, China, África e Índia.
Reunindo inúmeras autoridades mundiais do setor de meio ambiente e recursos hídricos, o encontro serve como cenário para o compartilhamento de experiências na busca de soluções para os atuais problemas da falta de água que afetam as principais bacias hidrográficas do mundo no contexto das mudanças climáticas.
Este ano, a convite do governo vietnamita e da Comissão do Rio Mekong (MRC), a conferência contará com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, que ministrará uma palestra sobre o modelo de gestão participativa dos recursos hídricos na bacia do Velho Chico.
O CEO da Comissão do Rio Mekong (MRC), entidade organizadora da conferência, Hans Guttman, abriu a cerimônia dizendo que a discussão não se restringe apenas aos problemas e experiências do rio Mekong, que forma importante bacia hidrográfica transfronteiriça asiática, abrangendo China, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. “A conferência será para discutir sobre a eficácia da gestão mundial de recursos hídricos das águas internacionais. Queremos conhecer os trabalhos e resultados que vêm sendo desenvolvidos pelos inúmeros países aqui reunidos”, disse.
O presidente do Conselho Mundial da Água (WWC), o brasileiro Benedito Braga, afirmou ser uma esta uma reunião que promoverá o debate técnico na busca por melhorias dos problemas advindos das alterações climáticas, resultando “nos dias atuais, na escassez hídrica e na falta de produção e sustento alimentício de populações residentes nessas bacias”, comentou.
Fazendo parte da programação do primeiro dia, Luiz Amore, assessor internacional da Agência Nacional de Águas (ANA), expôs ao público as experiências do Brasil com o projeto de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável do sistema aqüífero Guarani, um dos maiores mananciais de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, criado com o propósito principal de apoiar países – onde ele está inserido – como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na elaboração e implementação do gerenciamento e preservação de suas águas. “Precisamos apresentar aos demais países o trabalho de gestão que o Brasil vem desenvolvendo em casos transfronteiriços. Para que possam ver nossas experiências e também para que busquemos outras”, expressou Amore.
O Comitê do São Francisco realiza a sua apresentação na manhã de hoje (03.04), às 10:30, horário local de Ho Chi Minh. Às 16 horas, o CBHSF participa novamente de uma mesa redonda com inúmeros palestrantes para debater sobre os resultados e encaminhamentos da conferência.
 
(por Ricardo Coelho, enviado especial)
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHS