Obras de requalificação ambiental são iniciadas em Paulo Afonso

17/02/2021 - 19:35

As obras do projeto “Paulo Afonso em verdes lagos” que irão garantir a requalificação ambiental através do reflorestamento, limpeza e isolamento da área do Lago Siriema em Paulo Afonso – BA iniciaram na segunda-feira (08). Além disso, o viveiro de mudas do município ganhará novos oito módulos semelhantes aos já existentes; um galpão para dar suporte às atividades realizadas também será construído e toda a área do viveiro vai receber cercamento.

As ações são resultantes da seleção do Edital de Chamamento Público 01/2018 que previu o atendimento às demandas espontâneas destinadas à implantação de serviços de requalificação ambiental lançado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto é executado pela empresa GOS Florestal, contratada pelo CBHSF através da Agência Peixe Vivo. “As intervenções físicas foram iniciadas no Lago Siriema, onde está sendo realizada a limpeza e o desassoreamento do lago, através da remoção de vegetação aquática, entulhos, resíduos sólidos e sedimentos presentes no lago utilizando escavadeira hidráulica. Após concluída essa etapa, entraremos com o cercamento para proteção do lago e o plantio de mais de 1.800 mudas de espécies nativas em seu entorno. Em seguida serão realizadas as intervenções no viveiro de mudas do município”, afirmou o encarregado de obras, Janiel Batista.

Como parte do cronograma, também estão acontecendo atividades de comunicação e mobilização social através de oficinas, seminários e entrega de materiais gráficos, além da pesquisa de percepção ambiental. “As ações de Comunicação e Mobilização Social na Comunidade do Lago Siriema tiveram início em dezembro de 2020, onde está sendo realizada a entrega de materiais gráficos com informações sobre o projeto e uma pesquisa de percepção ambiental para mapear a opinião da população com relação às intervenções que estão sendo realizadas. Durante essas ações buscamos conscientizar a população com relação a importância do projeto e da preservação do meio ambiente, sensibilizando a comunidade sobre as questões ambientais que impactam diretamente a qualidade de vida desses moradores”, explicou a mobilizadora social, Eliane Paz.


Veja as fotos da execução do projeto: 


O projeto tem o prazo de execução de 12 meses e é financiado integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, orçado em mais de R$ 774 mil, com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio São Francisco.  “A cidade está sendo beneficiada por este empreendimento que é um retorno do que o comitê arrecada com a cobrança pelo uso da água para melhoria da sua qualidade e melhoria do meio ambiente, fazendo o Comitê estar cada vez mais próximo da sociedade”, concluiu o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco Honney Gama.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: GOS Ambiental