Comitê se reúne com a CASAL, APV e empresa de consultoria para tratar da execução do projeto ‘Tanque Pulmão’ de Piaçabuçu (AL)

12/12/2019 - 11:35

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, se reuniu na última segunda-feira (09) com uma delegação da Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (CASAL) liderada pelo seu presidente, Clécio Falcão, da Agência Peixe Vivo (APV) e da empresa FAHMA no escritório da APV, em Maceió (AL) para tratar do alinhamento e resolução do conflito pelo uso de recursos hídricos em função da salinidade das águas na foz do Rio São Francisco. Um tanque pulmão será o equipamento que irá garantir a segurança hídrica para a população local e consequentemente amenizará o problema da salinidade na região de Piaçabuçu (AL).

Na oportunidade, foi feito um acordo entre todas as partes para dar celeridade à execução do projeto ainda em 2020, haja vista que a atual diretoria quer entregar o tanque pulmão antes do final desta gestão. Segundo Marcelo Ribeiro que coordena a Comissão Processante do Conflito de Uso que foi instaurado no âmbito da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), a reunião foi produtiva porque se deu esse alinhamento, entre os técnicos, das ações a serem executadas a partir de agora. “A empresa FAHMA tem experiência em fazer a sondagem do solo e irá realizar uma visita ainda esta semana para analisar a situação”, pontuou.

Existem outras questões técnicas em relação ao sistema de adução, estação elevatória e a própria parte elétrica (sistema elétrico de elevação da água para o reservatório) que precisam ser avaliados de forma detalhada. “A FAHMA foi contratada para dar celeridade à parte técnica necessária que colocará o equipamento do tanque pulmão em Piaçabuçu”, disse Marcelo Ribeiro.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, depois de alguns desencontros agora a equipe está indo para o estudo final com o intuito de propiciar a melhor solução possível em relação a reserva de água de qualidade que colabore para resolver o problema de Piaçabuçu. “Não é só um problema de escassez ou hídrico, mas de saúde pública. O grande empenho do Comitê nessa questão é de evitar a multiplicação de pessoas com problemas arteriais por conta da presença excessiva de sal na água. Esperamos que em 2020 essa situação seja resolvida, visto que uma parte da solução a própria CASAL já fez ao transferir a captação de águas para um trecho mais a montante, na localidade de Penedinho, onde os teores de sal são bem mais baixos do que nas áreas mais próximas da foz do Rio São Francisco e o tanque pulmão é a outra ação que irá complementar e resolver definitivamente o problema”, explicou.

Para o presidente da CASAL, Clécio Falcão, trata-se de uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a CASAL para levar segurança hídrica com a finalidade de propiciar abastecimento à cidade de Piaçabuçu. “A CASAL já fez a realocação da captação e o Comitê estará implantando um reservatório pulmão que vai propiciar segurança hídrica nesse abastecimento. A partir de agora será disponibilizado pela companhia todos os dados necessários para o desenvolvimento do projeto executivo desse novo reservatório, e possivelmente essa parceria será estendida para a ampliação e revitalização da estação de tratamento de água de forma que o conjunto dessas obras possa de fato garantir essa segurança do abastecimento da população de Piaçabuçu”.

Para Thiago Campos, gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, a contratação da empresa para desenvolver o projeto executivo do reservatório pulmão de Piaçabuçu antes de mais nada é uma clara demonstração para todos de que o recurso arrecadado com a cobrança pelo uso da água se reverte em benefícios para a sociedade. “O dinheiro que é pago pelos usuários de água está retornando na forma de um benefício sem nenhum custo para a população de Piaçabuçu. Isto é feito de forma transparente e absolutamente lícita. São investimentos assim que enaltecem a importância de haver a cobrança pelos recursos hídricos da bacia”, finalizou.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Deisy Nascimento e Edson Oliveira