
Na manhã desta quarta-feira (16), dentro da programação do Cine Povos — evento integrado à 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) — foi realizada uma mesa-redonda na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Após a exibição de vídeos e apresentações artísticas indígenas, o encontro promoveu reflexões sobre temas ligados aos povos tradicionais da Bacia do Rio São Francisco.
Mediada pela professora Ana Marinho, do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE, a mesa reuniu o secretário da CCR Submédio, Abelardo Montenegro, professor de Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Agrícola da UFRPE e membro da CTCT, que fez uma apresentação intitulada “Desafios para a adaptação das comunidades tradicionais às mudanças climáticas”, e a Cacique Cícera, da tribo Pankará, de Serrote dos Campos, da zona rural de Itacuruba, Pernambuco.
“Nessa mesa-redonda temos a oportunidade de discutir ações voltadas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, os desafios que enfrentam as comunidades tradicionais, particularmente as mudanças climáticas. Eu sou professor da UFRPE, trabalho no tema de hidrologia social, ou seja, uma hidrologia voltada para componentes não só do ciclo hidrológico, mas componentes também voltados ao ecossistema e à participação das comunidades”, detalhou o professor Abelardo. “Apresento aqui um pouco das ações e das experiências do Comitê da Bacia do Rio São Francisco em prol da proteção dos recursos hídricos e do desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais”, concluiu.
Abelardo Montenegro apresentou alguns investimentos do Comitê para essas comunidades, como a instalação de um sistema de tratamento e abastecimento de água. “Investimentos que foram de grande importância para a saúde, para o desenvolvimento dessas comunidades, mais recentemente inclusive, permitindo ações de produção de alimentos, partir de irrigação com as águas do Sistema de Tratamento”, completou.
Cine Povos
O Cine Povos foi um espaço criado na SBPC dedicado à exibição de filmes e à promoção de debates e palestras sobre a temática dos povos tradicionais e indígenas. No local, havia também exposição de fotos, filmes e artesanato dos povos originários.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juliano Mutá
*Fotos: Juliano Mutá