Lançamento Fórum Mundial da Água

23/05/2017 - 16:15

O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, além de Luiz Dourado, representaram o colegiado nesta terça-feira (23 de maio), durante a reunião de apresentação do 8º Fórum Mundial da Água promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência. Intitulado “Legado para a gestão das águas no Brasil: preparação para o 8º Fórum Mundial da Água”, o evento possibilitou a apresentação de propostas e sugestões com vistas ao evento que ocorre no próximo ano, na capital federal.
Oliveira acompanhou a reunião através de videoconferência, no escritório do CBHSF, em Maceió. Ele defendeu alguns pontos no processo para elaboração do fórum e que, na sua opinião, deve envolver os diversos comitês. “É importante uma mesa de discussão sobre o sistema de recursos hídricos. Para isso, o Comitê do São Francisco irá elaborar uma proposta formal com esse objetivo”, defendeu o vice-presidente do colegiado.
O posicionamento de Maciel Oliveira se deve a proposta em discussão sobre a mudança na composição do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, com aumento da participação dos estados. “Trata-se de uma proposta que está na contramão da sociedade. O que precisa é fortalecer a participação dos comitês e da sociedade nos diversos órgãos colegiados e é isso que defende o Comitê do São Francisco”, acrescentou Oliveira. “Há uma demanda para a criação de comitês e isso preocupa”, acrescentou.
Durante a reunião de hoje também houve a discussão sobre a proposta para o estabelecimento de um valor máximo na cobrança pelo uso da água bruta do rio. Maciel Oliveira também considerou uma proposta inviável, por considerar que se trata de um assunto interno dos comitês. A tendência é de que o CBHSF institua uma comissão específica para debater o tema. Ele também sugeriu fortalecer o Encontro de Comitês de Bacia (Encob), evento que ocorre anualmente, por já ter pautas definidas.
Oliveira também aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma edição da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que representa uma mobilização nacional em defesa do chamado rio da integração nacional, bem como a coleta de assinaturas, com o objetivo de reunir 2milhões de sufrágios em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular, com vistas a considerar patrimônio nacional o bioma da caatinga.