Membros da Direc se reúnem em Foz do Iguaçu, durante o XXI Encob

21/10/2019 - 20:42

Os integrantes da Diretoria Colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) se reuniram nesta segunda-feira, 21 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), durante o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob).


Durante a reunião, foram analisados os projetos implementados no âmbito do Comitê, dentre os quais a proposta de formação do grupo de trabalho que irá acompanhar o SIGA, plataforma tecnológica que está em desenvolvimento para auxiliar no processo de gestão do conhecimento produzido sobre a bacia do Rio São Francisco, permitindo o acesso às informações de forma abrangente e colaborativa.

Na pauta, informes sobre o V Encontro Comitês Afluentes, evento que já faz parte do calendário do CBHSF, realizado em agosto deste ano, em Maceió; encaminhamentos para a realização do III Simpósio de Bacias Hidrográficas do São Francisco, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), em junho de 2020, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e encaminhamento do Termo de Referência do Monitoramento da Qualidade da Água do Baixo São Francisco.

Outros assuntos discutidos na reunião foram os status dos projetos em andamento do CBHSF e a agenda de eventos – estão previstos o I Seminário de Pesca Artesanal, segmento que se reunirá pela primeira vez sob a égide do Comitê, nos dias 30 e 31 de outubro, em Penedo (AL); a participação do CBHSF no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), que será realizado no final de novembro, também em Foz do Iguaçu (PR); e a Oficina de Sustentabilidade no Semiárido, em Petrolina (PE), nos dias 07 e 08 de novembro, organizada pelo Comitê.

Em relação ao aparecimento das manchas de óleo no litoral nordestino, o presidente Anivaldo Miranda, informou que o CBHSF se mantém presente nas discussões e busca de soluções para o acidente ambiental, participando de audiências públicas, reuniões com órgãos federais e estaduais, Ministério Público, poder judiciário, entre outros. “Há um monitoramento diário na região da foz. A ideia, no começo, foi marcar uma reunião para fazer com que os estados de Alagoas e Sergipe dialoguem, no sentido de proteger a foz do São Francisco. No local, há cultura de camarões, desova de tartarugas, Áreas de Proteção Ambiental, Unidades de Conservação. Detectamos que entraram algumas manchas de óleo no rio, mas não o suficiente para causar danos. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também está fazendo análises da qualidade da água. O Comitê está pronto a financiar ações conjuntas naquilo que for necessário. Ficou definido também que a vazão de Sobradinho será aumentada caso haja ameaça de invasão de manchas maiores na foz do São Francisco. Mesmo com todo esse esforço conjunto, a situação está periclitante”, informou Miranda.

Durante o encontro, a Agência Peixe Vivo apresentou uma plataforma tecnológica de acompanhamento de demandas, projetos e ações do CBHSF. O Comitê terá acesso contínuo ao sistema, e seus membros poderão verificar o status das demandas e acompanhar o andamento dos projetos. Segundo o gerente de projetos da APV, Thiago Campos, “o sistema também vai propiciar o monitoramento dos projetos, em relação a prazos e metas. Muito em breve a ferramenta vai estar disponível fazendo com que os processos se tornem mais céleres e transparentes”.

Por último, foi discutida a pauta da próxima plenária, que será realizada nos dias 06 e 07 de dezembro de 2019, em Aracaju (SE).

Participaram também do encontro o secretário Lessandro Gabriel da Costa, o coordenador da CCR do Alto São Francisco, Adson Ribeiro, e os coordenadores das CCRs do Submédio, Julianeli Tolentino, do Médio, Ednaldo Campos, do Baixo, Honey Gama, e os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Roberto Farias e Gildo Cravo, além do membro do CBHSF Melchior Nascimento. Pela Agência Peixe Vivo estiveram presentes a Gerente de Integração, Rúbia Mansur, o gerente de projetos Thiago Campos e a colaboradora Laura Araújo.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Mariana Martins e Paulo Vilela