Anália Tuxá participará de seminário em comemoração ao Dia da Mulher realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Minas

02/03/2021 - 9:44

Que a proteção do meio ambiente é uma tarefa de todos já sabemos! Porém, o seminário “O poder da mulher na sustentabilidade: integrando conhecimentos” colocará o foco nas mulheres, mais concretamente naquelas que converteram a preservação da natureza em sua bandeira com um único objetivo: deixar um mundo melhor para as próximas gerações!

É o que faz a indígena Anália Tuxá, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) que vai participar seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) e acontecerá no dia 08 de março, de 13h30 às 16h00, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Experiências de uma mulher indígena na luta pelo meio ambiente será o tema da palestra apresentada pela Anália Tuxá, cacique da Aldeia Tuxá, uma comunidade formada por 440 indígenas baseada em Minas Gerais. Ela vai mostrar as ações de sua aldeia em prol do meio ambiente.


Anália Tuxá, cacique da Aldeia Tuxá


Anália foi escolhida cacique seguindo os rituais de seu povo. O feito incomum de certa forma reflete a realidade Tuxá. “A maioria de nossa população é formada por mulheres”, conta. Famosa pela bravura, Anália liderou seu povo na ofensiva para assegurar os 6,5 mil hectares onde os Tuxá vivem há dois anos. “Perdemos nosso território tradicional devido à construção da Barragem de Itaparica, na Bahia. Fomos divididos em seis aldeias, quatro na Bahia, uma em Pernambuco e nós em Minas Gerais. Após conquistarmos o nosso território, temos lutado para preservá-lo”, lembra a cacique.

O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher contará com a abertura da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo. O seminário será uma roda de conversa com um enfoque em temas como a luta pela igualdade de gênero, a relação das mulheres com a água e como as mulheres têm conquistado seus territórios.

Também serão abordados outros temas durante o seminário, como a relações de gênero no processo de catação e os relatos de um quilombola em sua luta pela igualdade de gênero e sustentabilidade.

O seminário poderá ser assistido pelo canal no Youtube da Semad. Participe!


Confira a programação: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio