Jornal Travessia – edição de julho/2019

10/07/2019 - 17:27

A edição online da 27ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

O grande destaque da edição é a construção de uma barragem de rejeitos entre os municípios de Pindaí e Caetité, no sudoeste da Bahia, que tem preocupado moradores da região que se sentem ameaçados e questionam sobre o local e o método escolhidos, e o Ministério Público, que já vem atuando para mudar a localização do empreendimento. O projeto denominado Pedra de Ferro custará à Bahia Mineração (Bamin) R$10 bilhões e terá capacidade de produção de até 20 milhões de toneladas de ferro ao ano, em 30 anos de operação, o que “transformaria a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do país”. Mas, afinal, qual o preço dessa barragem para sociedade e o meio ambiente?

Outro destaque foram as atividades da campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’ aconteceram nos municípios de Três Marias (MG), Juazeiro (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) e Pão de Açúcar (AL).

O informativo também traz informações da participação do Comitê no III Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas de Pernambuco, na cidade de Gravatá, Agreste Pernambucano. Sob o tema “Construindo Solidariedades em Defesa da Gestão dos Recursos Hídricos”.

Os Dois dedos de prosa da edição foi com o deputado federal Rodrigo Agostinho, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Confira a versão online da 27ª edição do jornal Travessia: