Jornal Travessia – edição de outubro/2018

11/10/2018 - 8:44


A edição online da 18ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!
O jornal traz como destaque um incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Nacional Boqueirão da Onça, na região de Sento Sé, interior da Bahia. Cerca de 3 mil hectares foi destruído pelo fogo. De acordo com os responsáveis pelo parque, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio está controlado, mas ainda há homens trabalhando para evitar que novos focos atinjam mais áreas.
Outro assunto importante foi a aprovação dos projetos selecionados no Edital de Chamamento Público 2018 pela Diretoria Colegiada (Direce) do Comitê. Os projetos considerados prioritários serão desenvolvidos a partir de 2018, com início de execução em 2019. Os demais serão desenvolvidos em 2019 e executados até 2020.
Obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVIII, traduzem as fases mais relevantes da representação de São Francisco. A mostra inclui um passeio virtual à Basílica Superior de Assis, na Itália. Este incomparável acervo poderá ser apreciado na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG) até o dia 21 de outubro, na exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”.
O Jornal Travessia também traz informações da nova diretoria eleita do CBH Rio Paracatu, da oficina realizada sobre monitoramento da qualidade da água e da segunda reunião pública sobre riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco sediada em Petrolina.
Nesta edição, os “Dois dedos de prosa” foi com o atual presidente do CBH Paranaíba, Breno Lasmar.

Boa leitura!

Confira a versão online:


 

*Texto: Ohana Padilha