Jornal Travessia – edição de julho/2018

12/07/2018 - 12:52


A edição online da 15ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!
O informativo traz como grandes destaques o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) e a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. O II Simpósio que aconteceu no período de 3 a 6 de junho, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju (SE), contou com o apoio do Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE). O evento promoveu palestras, oficinas e cinco mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas ligadas ao meio ambiente.
A campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, lançada em 2014, se propõe a despertar uma conscientização ativa em toda a população no tocante à preservação do rio, além de inspirá-la a mobilizar-se pelo uso responsável das águas do Velho Chico. Neste ano, quatro municípios foram escolhidos para mobilizar a população e espalhar a mensagem “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”: Em Gararu (SE), Traipu (AL), Aracaju (SE) e Januária (MG).
Outro importante assunto da publicação é o Edital de Chamamento Público 2018, que tem o propósito de selecionar demandas espontâneas, tais como: diagnósticos, ações e intervenções destinadas à implantação de serviços de requalificação ambiental. Os projetos selecionados serão financiados com os recursos advindos da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Visando atender ao máximo de demandas apresentadas, será destinado um valor de até R$ 2,5 milhões a cada uma das quatro CCRs do CBHSF.
O Jornal Travessia também traz as discussões da flexibilização do Dia do Rio, iniciativa instituída por resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) para suspender a captação de água no Rio São Francisco às quartas – feiras. A partir do dia 1º de julho e até novembro de 2018, as captações devem ser suspensas na primeira e terceira quarta-feira de cada mês.
Outro destaque é o Circuito Penedo de Cinema que está com inscrições abertas para filmes em curta – metragem. As produções podem ser inscritas gratuitamente até 23 de julho, em uma das três mostras competitivas dos eventos que integram o Circuito: 11º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental. Com relação à Mostra Velho Chico, o edital prevê que os filmes inscritos tratem de temas relacionados ao meio ambiente. O Circuito acontecerá entre 26 de novembro e 2 de dezembro de 2018, no município de Penedo (AL).
O ‘Dois dedos de prosa’ do mês foi com Ailton Rocha, coordenador da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI) do CBHSF. Em entrevista falou sobre as atividades, planos e expectativas das ações da CTAI.

Boa leitura!

Confira a versão online do Jornal Travessia: