CTPPP realiza primeira reunião de 2021

02/02/2021 - 16:38

A Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) retomou as atividades por meio de videoconferência realizada na segunda-feira (01 de fevereiro). O objetivo foi compartilhar o status das demandas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e fazer os encaminhamentos necessários ao avanço da agenda de atividades da CTPPP, responsável por assessorar a diretoria do CBHSF na contratação de planos, programas e projetos.

A equipe da Agência Peixe Vivo informou sobre o relatório de atividades CTPPP dos anos 2018, 2019 e 2020, bem como o status dos projetos contratados pelo CBHSF. Além disso, foi informado que a Peixe Vivo fará uma pesquisa junto às prefeituras e Câmaras dos municípios os quais o CBHSF financiou o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para saber em quais o Plano já virou lei e os respectivos andamentos. Também foram feitos informes sobre as ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e das resoluções e deliberações aprovadas em 2020 pelo CBHSF.

Os membros da CTPPP discutiram sobre o andamento de cada um dos grupos de trabalho da CTPPP. São eles: GT SIGA Rio São Francisco, GT Enquadramento, GT Monitoramento, GT Segurança de Barragens, GT Saneamento e GT Restrição de Uso.

Finalizando a reunião, a CTPPP criou um grupo de trabalho para analisar o relatório final da Controladoria-Geral da União que avalia a complexidade e maturidade da gestão de comitês de bacia interestaduais. A intenção é elaborar um plano de ação para propor melhorias.

“Alinhamos as ações da CTPPP com a Agência Peixe Vivo para aprimorar as nossas ações e, assim, assessorar as tomadas de decisões da diretoria do CBHSF da melhor forma possível”, disse a coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun