A Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI), responsável por conduzir o processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para o triênio 2016-2019, definiu, nesta quinta-feira (05.05), em Belo Horizonte, a comissão que avaliará as entidades inscritas para compor o novo colegiado do CBHSF. Ao todo, são 124 vagas distribuídas entre membros titulares e suplentes.
O grupo escolhido é formado por representações do Poder Público dos Estados que integram a bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), além da AGB Peixe Vivo e a Agência Nacional de Águas (ANA). “Serão eles que darão posse aos novos membros na plenária de agosto”, explicou o secretário do Comitê, Maciel Oliveira, ao detalhar o processo de mobilização que vem sendo realizado em território são-franciscano. “A empresa contratada percorrerá até o final de maio municípios estratégicos da bacia, convidando as instituições para participarem do nosso processo eleitoral”, disse.
Compõem o comitê federal, além dos poderes públicos municipal, estadual e federal, a sociedade civil organizada, empresas de abastecimento, indústrias, além de representantes dos segmentos da pesca, geração hidroelétrica, turismo, navegação e comunidades tradicionais. Até julho, estão previstos encontros setoriais para definição dos eleitos. A CTAI volta a se reunir no dia 22 de junho, também na capital mineira, para divulgar a lista final dos habilitados do processo eleitoral, que segue com inscrições abertas até o dia 31 de maio.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF