Mais um podcast no ar: Xifroneze Santos foi eleita no segmento Comunidades tradicionais do CBHSF

17/08/2021 - 14:35

Com uma extensão 2.863 km o rio São Francisco apresenta um perfil populacional diverso que trafega em uma linha de grandes contrastes, com áreas com elevados níveis de riqueza e densidade demográfica, enquanto outras localidades têm reduzidos níveis de renda. E nesse contexto também vivem os povos e comunidades tradicionais da bacia: quilombolas, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, ribeirinhos, sertanejos, vazanteiros, caatingueiros, geraizeiros, entre outros. As comunidades tradicionais representam grande parte dos mais de 16 milhões de brasileiros inseridos na bacia do Velho Chico.


São essas comunidades as principais responsáveis pela continuidade e manutenção de culturas e histórias que são patrimônio do Velho Chico. Apesar disso, ainda vivem um processo histórico de condições desiguais, de isolamento geográfico e cultural, tendo pouco acesso às políticas públicas de cunho universal.

Na contramão, entendendo a importância e a força das comunidades tradicionais, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco criou, em 2015, um espaço na sua estrutura de funcionamento, instituindo a Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), onde as principais questões desses povos são debatidas, ganhando voz e destaque. Além disso, entre 2013 e 2021, o Comitê desenvolveu diversos projetos voltados para essas comunidades e prevê ainda novas ações em mais localidades.

Recentemente, foi realizado o processo eleitoral para mudança de membros no Comitê. No segmento “Comunidades tradicionais”, entre os 19 representantes quilombolas presentes na plenária, foram eleitas a representante da Comunidade Caraíbas, do município de Canhoba, em Sergipe, Xifroneze Santos, como titular, e a representante da Comunidade Pau D’Arco/Parateca, do município de Malhada, na Bahia, Valéria Pôrto, ficou com a vaga de suplente.


Conversamos com Xifroneze, que é educadora social, sobre os planos e expectativas para os próximos 4 anos. Ouça:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra