Levantamento e diagnóstico de nascentes na bacia do rio Piauí serão apresentados em Arapiraca

16/01/2014 - 17:51

No próximo dia 3 de fevereiro, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promoverá reunião de apresentação dos resultados do projeto de levantamento e diagnóstico de nascentes na bacia do rio Piauí, em Alagoas. A empresa Phyto Engenharia, responsável pela primeira etapa do trabalho realizou, inicialmente, o diagnóstico de 153 nascentes existentes na região e selecionou 119 desses afloramentos, mediante critérios definidos junto com as comunidades a serem atendidas. Os pontos diagnosticados ainda passaram por análise das condições de cada uma e viabilidade ou não para a recuperação.
Com a finalização da primeira etapa dos trabalhos, a empresa irá apresentar os planos de ação definidos para essas nascentes. Considerando as características próprias de cada uma delas, os projetos foram elaborados individualmente. A reunião de apresentação está marcada para as 16h, na sede da Associação Comunitária de Moradores da Vila Bananeiras, no município de Arapiraca, em Alagoas, da qual devem participar o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; os integrantes da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, e representantes do poder público e comunidades, dentre outros convidados.
O próximo passo desse processo será o detalhamento dos projetos, cuja responsabilidade ficará a cargo da empresa Gama Engenharia e Recursos Hídricos, a quem caberá adotar os procedimentos para contratação das empresas para executar as ações recomendadas, o que será realizado pela Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas (AGB) Peixe Vivo.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF