Texto e fotos: Delane Barros
A Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) será coordenada pela engenheira civil Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes e secretariada por Larissa Alves da Silva Rosa. A definição foi tomada na manhã desta terça-feira (25 de abril), em Maceió (AL), durante reunião ordinária.
Como meta dos trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo, Ana Catarina considera fundamental a implementação do plano decenal de recursos hídricos da bacia do chamado rio da integração nacional. Para isso, planeja promover seminários para envolver, principalmente, os novos membros do Comitê, para dar conhecimento do documento e apresentar às comunidades do colegiado.
A nova coordenadora da CTPPP, Ana Catarina, explica a importância da implementação do plano decenal de recurso hídricos
Nessa questão, a professora Yvonildes Medeiros, da universidade Federal da Bahia (UFBA) destaca que o trabalho desenvolvido pela empresa Nemus, responsável pela atualização do plano decenal, foi de excelente qualidade e oferece o que há de mais atual para permitir a realização de um bom trabalho voltado para ações na bacia do Velho Chico.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, ressalta que o maior desafio para o colegiado, atualmente, é impedir que o plano de recursos hídricos fique engavetado, assim como os planos de saneamento básico, financiado pelo Comitê. “Além disso, é importante que a câmara técnica acompanhe o Programa da Revitalização junto ao governo federal”, defende.
Também participaram da reunião da CTPPP outros membros que fazem parte da câmara: Anselmo Barbosa Caires; Johann Gnadlinger; Maria Nogueira Marques; Andrea Sousa Fontes; e George Gurgel de Oliveira.