Concluída a instalação de comportas nos canais de irrigação do Vale do Paramirim

16/12/2020 - 18:50

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco concluiu e entregou na sexta-feira (11), a instalação de 18 comportas em 18 canais de irrigação a jusante da barragem do Zabumbão, entre os municípios de Paramirim e Caturama, na Bahia. A obra foi demandada pelo CBH Paramirim e Santo Onofre (CBHPASO) através da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, autorizada pelo CBHSF e executada pela empresa Localmaq Ltda.

Com investimento no valor de R$ 263.751,33, o empreendimento irá beneficiar diretamente cerca de 250 agricultores e duas mil pessoas indiretamente, em uma área de cerca de 800 hectares de produção agrícola.

O produtor Ailton Silva, usuário de dois canais de irrigação, avalia que as novas ferramentas vieram em boa hora. “Antes, o sistema de controle dos canais era manual. Nós temos uma lei municipal que determina o fechamento dos canais nos finais de semana e isso criava transtornos para os irrigantes e para quem ia tampar, porque a terra acabava sendo levada pela água e entupindo os canais. Hoje, com essas comportas, podemos limitar a água pelos registros.”

Para o irrigante Antônio Bittencourt, também beneficiado pela obra, a instalação de calhas Parshall trará mais facilidade no controle da vazão em cada canal. “Quando a gente ia tampar um canal desse, era um sufoco, porque o canal era alto, a água forte, às vezes pesada. Outra hora também não tinha água, ou era muito pouca e a gente tinha que tampar para chegar até o outro canal. Mas da forma que foi feito aqui eu tenho certeza absoluta que vai melhorar muito para nós produtores, porque hoje tem uma distribuição mais justa da água.”


Veja as fotos da obra: 


“Por conta do desperdício que aqui ainda há, pela irrigação ainda ser por inundação, essas comportas vem tentar minimizar o desperdício dessa água, que hoje está sendo utilizada aqui por grande maioria dos agricultores. Agora cabe aos produtores fazer a gestão dessas comportas. Além disso, para que se modernize de forma ainda mais abrangente essa questão da água aqui no vale, a gente acha que é de fundamental importância a eletrificação desse vale. Sem ela, a gente ainda continuará com dificuldade para modernizar a irrigação. Parabenizo o presidente do CBH PASO, Anselmo Caires, pelo empenho, reivindicação, e conquista de uma obra tão importante para o Vale do Paramirim, inserida no semiárido baiano”, afirmou Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco.

“Foi um sonho que se realizou, estamos aqui hoje felizes pelo resultado da implantação da obra. Agradecemos à CCR Médio, na pessoa de Ednaldo Campos, que acolheu esse projeto especial aqui no Vale do Paramirim; à Diretoria Colegiada do CBHSF, na pessoa do presidente Anivaldo Miranda, por também entender que era uma obra importante para o Vale do Paramirim; aos membros do CBHPASO, onde foi também votada a necessidade de um projeto especial. Hoje estamos assistindo e ouvindo dos produtores o benefício dessa obra. São 18 comportas desde a jusante do Zabumbão até a divisa de Paramirim com Caturama”, afirmou Anselmo Caires, presidente do CBHPASO.

Para Barbara Leão, defensora ambiental e presidente da ONG Zabumbão, a obra é de grande importância para o meio ambiente. “A gente participou desde o início, fazendo parte do comitê CBHPASO, e acompanhamos todo o processo. É uma obra pequena em relação ao tamanho do Rio São Francisco, mas é de extrema importância para a gente, tanto do ponto de vista ambiental, como para o irrigante. É fundamental uma obra como essa, que a gente tem o controle, evita o desperdício, então é com muita felicidade que a gente recebe essa obra”.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Angelo
*Fotos: Agência Difere