Comunidades do Submédio São Francisco ajudam a construir Plano de Saneamento em oficinas setoriais

06/04/2021 - 18:15

As cidades de Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Ibimirim, Jatobá, em Pernambuco, e Água Branca, em Alagoas, estão participando das oficinas participativa e setorial para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. As oficinas acontecem em formato virtual devido à necessidade de manter o distanciamento social em decorrência da pandemia do Covid-19.

As reuniões fazem parte do produto dois da execução do PMSB, fase de diagnóstico, que deve abrir espaço para que diferentes atores da sociedade e poder público possam debater e pactuar os conteúdos da situação atual dos serviços de saneamento nos municípios. Já a oficina setorial é a primeira e tem como objetivo debater e pactuar os conteúdos dos produtos referentes ao Diagnóstico e Prognóstico. Nesta fase, participa a comunidade pertencente a cada um dos setores previstos na agenda, o coordenador-geral, o coordenador de mobilização e os técnicos de mobilização local. As oficinas acontecem por setores divididos por áreas considerando a zona urbana, rural e regiões indígenas e quilombolas.

“Estamos iniciando esta nova etapa de construção do plano depois de termos realizado as visitas de campo que, por sinal, foram muito produtivas e importantes para recolher o máximo de informações. Agora é mais um momento da escuta popular para que a gente tenha dados sobre os problemas da cidade sob a perspectiva da vivência dos moradores de cada localidade”, explicou a coordenadora de Mobilização Social do Instituto Gesois, Betânia Barros.

O Instituto Gesois é a empresa responsável pela execução do Plano Municipal de Saneamento, contratada através de licitação pela Agência Peixe Vivo. Os planos de saneamento são financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta na bacia do São Francisco.

As reuniões acontecem até o próximo dia 16 de abril.  Nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07), as oficinas seguem ouvindo os moradores da cidade de Santa Maria da Boa Vista. Ainda participam as populações das áreas de assentamento (MST), do Projeto Fulgêncio e área de sequeiro. No dia 08 de abril, as oficinas acontecerão para os moradores da zona rural, áreas indígenas: Aldeia Povo Tuxá/Pajeu, Aldeia Povo Tuxá/Campos, Aldeia Pankará e Comunidade Quilombola Poço dos Cavalos e da área urbana – sede, Quilombola Negros de Jilú, Quilombola da Ingazeira, Assentamentos: Angicos, Angico II, Angico III, Paulo Freire da cidade de Itacuruba.

No dia 09, a zona urbana Logradouro, Camaratu, PA Cidadania e área Indígena Pankararu da cidade de Jatobá participam dos eventos. As reuniões da cidade serão retomadas no dia 12, com os moradores da Volta do Moxotó, Canafistula, Panakaiwka, Massu, Beira Rio, Umburanas, Santa Rita, Santo Antônio, Martelo, Mari, Malhada Grande, Fazenda Grande e Barra do Moxotó. No dia 13, será a vez de ouvir a cidade de Água Branca com reuniões com os moradores da Sede / Serrana, Zona Rural Alta / Moxotó e Zona Rural Baixa / Canal Sertão.

As oficinas serão encerradas nos dias 15 e 16 com a cidade de Ibimirim ouvindo moradores da Sede (Agrovila 1), Campos, Poço do Boi, Jeritacó, Moxotó, Puiu, Salgado, Macambira 1 e 2, Aldeia Capinawa, Agrovilas 3, 4, 5 e 8, Café, Umburanas, Serra Verde e Nazario (Kambiwa).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Emerson Leite