Comunidade em Penedo (AL) é beneficiada com a construção de fossas agroecológicas

20/08/2020 - 16:32

Dando continuidade ao seu objetivo maior, que é a revitalização do rio São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está financiando o projeto de construção de fossas agroecológicas na Comunidade Sítio Nazário, na zona rural de Penedo, em Alagoas, para o tratamento de efluentes domésticos.

O projeto conta com o apoio técnico da Agência Peixe Vivo (APV) e está sendo executado pela empresa GOS Florestal. As intervenções, segundo a analista ambiental e mobilizadora social, Eliane da Paz, preveem a construção de Bacias de Evapotranspiração (BETs) para o tratamento das águas oriundas dos vasos sanitários e Círculos de Bananeiras (CBs) para o tratamento das águas oriundas de pias, chuveiros e cozinhas.

“As Bacias de Evapotranspiração consistem em uma trincheira escavada no solo, revestida com estrutura em concreto armado. No centro do tanque é construída a câmara de digestão, onde os dejetos são lançados. Essa câmara é construída com pneus velhos justapostos, formando um túnel. O entorno do túnel é preenchido com diferentes camadas, que são os restos de construção civil, brita, areia e por último uma camada de solo, onde são plantadas espécies vegetais que apresentam grande demanda por água e irão realizar o processo de evapotranspiração. Já os Círculos de Bananeiras consistem em uma trincheira escavada no solo sem revestimento, preenchida com restos de galhos, pequenos troncos e palhas, que recebem as águas cinzas. No entorno dos CBs são plantadas as bananeiras, que realizam o processo de evapotranspiração das águas cinzas lançadas nele. As fossas agroecológicas são cercadas com tela para que não haja a entrada de animais que venham a danificar o sistema”, explicou.

Foram investidos R$ 709.701,34 no projeto, que já está com 50% da obra pronta. Serão beneficiadas 75 propriedades da zona rural de Penedo e o prazo para entrega da obra está previsto para outubro de 2020. Em paralelo às obras, estão sendo realizadas ações de comunicação e mobilização social a fim de orientar a população sobre o uso e manejo das fossas agroecológicas e a importância da preservação ambiental. “A execução do projeto visa melhorar a qualidade de vida dos moradores, através do saneamento básico, evitando a contaminação do solo e do lençol freático na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, disse Eliane.

Para o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, este benefício que chegará a 100% da Comunidade Sítio Nazário, é um projeto extremamente importante. “O investimento de quase um milhão de reais feito pelo Comitê, que teve a parceria da Prefeitura de Penedo, demandante do projeto, trará uma mudança positiva às famílias. Obtivemos o apoio e a aprovação de toda Diretoria Colegiada para a construção das fossas agroecológicas e estamos fazendo esse projeto de forma experimental. A comunidade é a primeira na bacia do São Francisco a receber esse tipo de tecnologia. O que também nos deixa satisfeitos são os benefícios sociais, já que estamos utilizando a mão de obra local e todos têm mostrado grande satisfação na realização do trabalho a favor do desenvolvimento da comunidade. Com isso, Penedo deverá mais uma vez se tornar exemplo com o investimento. Diante do sucesso dessa experiência, poderemos futuramente replicar em outros municípios”, finalizou.


Veja mais fotos do projeto: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: GOS Florestal