Municípios do Baixo SF são contemplados com PMSBs

22/10/2021 - 16:58

Foi realizada, na última quarta-feira (20), a 2ª Conferência para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que ocorreu em dois municípios alagoanos, Poço das Trincheiras, pela manhã, e Senador Rui Palmeira, pela tarde. Os eventos contaram com a participação do representante da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Marcelo Ribeiro, de prefeitos das respectivas cidades, vereadores, secretários municipais e representantes dos agricultores.

A empresa executora Premier, através de seus representantes Rafael Meira e Pablo Rodrigues, apresentou o PMSB para as populações dos municípios não só de Poço das Trincheiras (AL) Senador Rui Palmeira (AL), como também nos de Porto da Folha (SE), Águas Belas (PE), Olivença (AL) e São José da Tapera (AL). “O planejamento passa por diversas etapas, como plano de trabalho, mobilização social, diagnóstico dos serviços de saneamento básico, prognóstico, programas, projetos e ações, mecanismos para avaliação do PMSB, termo de referência para elaboração do sistema de informações e relatório final do PMSB”, explicou Rafael Meira.

Para Marcelo Ribeiro, esse é um projeto grandioso e que depende de um trabalho de união para sua concretização. “O PMSB veio para valorizar, proteger e realizar a gestão equilibrada dos recursos ambientais municipais, assegurando o desenvolvimento local através de ações que envolvem os quatro eixos – resíduos sólidos, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e abastecimento de água. É um prazer imenso estar aqui representando o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira. Precisamos avançar nos municípios, buscando recursos para a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico. Nós, do Comitê, estamos à disposição para colaborar com vocês”, disse.

Para Poço das Trincheiras (AL) foram propostas cerca de 350 ações que visam a implementação do plano, entre as quais o estudo sobre disponibilidade hídrica dos mananciais superficiais e subterrâneos  disponíveis para abastecimento do município, ampliação da capacidade de produção de água tratada, melhorias e manutenção dos sistemas de abastecimento com dessalinização e construção de cisternas na área rural, capacitação e treinamento de pessoal, implantação e manutenção do programa e proteção dos mananciais, campanhas periódicas com a participação das comunidades relativas a proteção de mananciais.


Veja as fotos de Poço das Trincheiras (AL):


Janniera dos Anjos, engenheira ambiental da Secretaria de Planejamento de Poço das Trincheiras citou que em relação a coleta seletiva, a mesma acontece desde 2017 no município. “Há programas como ‘Poço Mais Limpa’ que iniciou em 05 de junho e fortalece a coleta seletiva, educação ambiental com a população rural e urbana. Também houve a implantação da coleta seletiva em 11 secretarias feita por meio de materiais recicláveis e óleo de cozinha. Estamos com diversas ações e avançando cada vez mais no sentido de proteger o meio ambiente”.

De acordo com o prefeito de Poço das Trincheiras (AL), José Valmiro Gomes, no quesito saneamento básico as comunidades estão apreensivas. “Por exemplo, a comunidade de Guandu nos traz preocupação e pedimos que Deus nos ajude para não termos graves problemas ambientais no futuro, pois estamos bem expostos à poluição, devido à quantidade de rejeitos descartados de forma irregular. Precisamos encontrar soluções para a melhoria do saneamento básico e esgotamento sanitário. Estamos avançando, só que ainda não é o bastante. Esse plano é um alento e será muito bem-vindo para a nossa população. Me disponho a ser parceiro do Comitê e participar ativamente das ações”.

Em Senador Rui Palmeira estiveram presentes, além do representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Marcelo Ribeiro, a prefeita Jeane Moura, vereadores, membros das secretarias municipais e agricultores. Rafael Meira, da Premier,disse que esta é uma fase decisiva para a aplicação do PMSB. “Hoje é dia de apresentar o plano ao povo de Senador Rui Palmeira e precisamos avançar em diversos pontos para alcançar o nosso objetivo. Foi um estudo minucioso e contamos com o apoio de todos para dar seguimento às próximas atividades”.

Marcelo Ribeiro da CCR Baixo São Francisco do CBHSF pontuou que esse documento técnico apresentado pelos engenheiros vai propiciar aos municípios a busca por recursos para aplicar em Senador Rui Palmeira. “O esgotamento sanitário, a água potável, a drenagem e o saneamento básico estão interligados e o Comitê está aqui para dar o suporte necessário. O PMSB será um instrumento que norteará ações específicas que visam o gerenciamento dos resíduos gerados no município”.

A prefeita Jeane Moura reforçou que o plano vai mudar a realidade das cidades brasileiras. “Vamos torcer e colaborar junto aos órgãos municipais e técnicos para a execução do PMSB. O que nós mais precisamos é de água potável para o sustento e desenvolvimento dos cidadãos de Senador Rui Palmeira”, finalizou.


Veja as fotos de Senador Rui Palmeira (AL):


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Deisy Nascimento