Comitê de Bacia da Região Hidrográfica de Jacuípe – Una foi instituído pelo governo de AL

03/08/2020 - 16:14

Na última terça-feira (28) foi instituído o do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica de Jacuípe – Una, por meio do decreto nº 70.514, de 27 de julho de 2020, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOU/AL).

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, a implantação do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica de Jacuípe – Una, com a publicação no Diário Oficial do Estado de Alagoas é uma excelente notícia. “A próxima boa notícia que poderíamos receber seria a criação do Comitê Federal que agrega os rios Mundaú e Manguaba”, disse.

Segundo o superintendente da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Pedro Lucas, isso tudo começou com um pedido da Prefeitura de Ibateguara (AL) que há bastante tempo demonstrava interesse em criar o Comitê. “Atendemos o pedido dos representantes e iniciamos o processo, bem como fizemos a mobilização na bacia, realizamos uma audiência pública em Ibateguara (AL) em novembro do ano passado com mais de 100 pessoas, onde foi eleita a comissão provisória do Comitê. A comissão se reuniu e conseguiu toda documentação necessária para a criação do Comitê. Após organizar todos os dados, os documentos foram encaminhados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos que aprovou no mês de março deste ano a criação do Comitê. Desde então faltava apenas a tramitação no Gabinete Civil para que fosse criado através de decreto. Esse é o sexto Comitê criado em Alagoas, e isso significa que será possível uma gestão dos recursos hídricos naquela bacia hidrográfica de forma descentralizada e participativa com o envolvimento do poder público, dos usuários de água, da sociedade civil em uma região que precisa muito de um olhar especial. A população clamava pela criação dele”, explicou.

Este é o primeiro Comitê criado em 14 anos, em Alagoas. Neste momento de pandemia da Covid-19 e como é um ano eleitoral não será feita a eleição para a escolha dos membros do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica de Jacuípe – Una. “Somente no início do ano que vem é que faremos uma mobilização para a eleição deste novo Comitê que será muito importante para o estado de Alagoas, particularmente para a região do rio Jacuípe”, finalizou Pedro Lucas, superintendente da SEMARH.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Wikipedia