Quinta edição da Revista Chico tem como destaque o cenário devastador de Brumadinho (MG)

12/06/2019 - 17:29


Como não poderia deixar de ser, a Revista Chico decidiu dedicar a sua edição a reportagens e entrevistas pingue-pongue que informam e analisam o cenário devastador da tragédia que assolou o município de Brumadinho (MG), em janeiro deste ano.


Na reportagem principal desta edição, o Rio São Francisco e a espada no pescoço. Ao longo da bacia, são 342 barragens, sendo 235 de rejeitos de minério. Destas, 15 apresentam categoria de risco alta e outras 56 de dano potencial associado. O risco de morte do Velho Chico é, trocando em miúdos, o risco de morte do Brasil. A vida no interior do país, de Minas a Alagoas, depende dele – e dele dependem inúmeras atividades, da produção de energia elétrica ao agronegócio.
Quantos rios estamos dispostos a matar em nome do capital? Na entrevista das Páginas Verdes, Winston Caetano de Souza, o Tito, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH Rio Paraopeba), fala da dor e luta para salvar o agonizante afluente do São Francisco, contaminado pela avalanche tóxica. Em entrevistas pingue-pongue, ouvimos os especialistas, que trazem dados, pesquisas, considerações jurídicas, ambientais – e, sobretudo, alertas. Procuramos também entrevistar um representante da Vale. Por meio da assessoria de imprensa da empresa, porém, fomos informados que todas as providências referentes ao caso de Brumadinho estão sendo divulgadas diariamente pelo site www.vale.com.
Não podemos garantir que a leitura das próximas páginas será prazerosa. Mas podemos assegurar que o conhecimento é a única arma de luta contra a barbárie. A situação pede o engajamento de todos para que juntos possamos encontrar os mecanismos para a coexistência da atividade mineral e do meio ambiente.
Que as 308 vidas perdidas em Brumadinho não sejam em vão!


Confira a versão online da quinta edição da Revista Chico:


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social