Com tema central “Água conecta”, XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos reúne especialistas do Brasil e do mundo

25/11/2019 - 16:28

O evento acontece em Foz do Iguaçu, entre os dias 24 e 28 de novembro. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participa também das discussões.

Foz do Iguaçu é uma cidade que está localizada na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. As águas dos rios Iguaçu e do Paraná delineiam os limites dos três países nessa região, e acabam por construir uma simbologia de como a água integra e conecta diferentes regiões, culturas, populações.

Nesse sentido, o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos dedica uma semana a reunir representantes dos governos federal, estaduais e municipais para discutir a gestão das águas com os membros da comunidade científica e tecnológica, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Luiz Henrique Maldonado, coordenador local do simpósio, lembra, na solenidade de abertura dos trabalhos, que um encontro como este contribui para a construção do conhecimento e para a participação de todos no desenvolvimento humano e na preservação dos recursos naturais. “Trabalhamos de forma análoga às águas de um rio, que sempre buscam suas metas. Assim, desejamos a todos que aproveitem este ambiente favorável ao aprendizado, para que, ao final da semana, possamos nos questionar: ‘sabemos as mesmas coisas que sabíamos no dia da solenidade de abertura?’”, questiona o engenheiro.

Germano Vieira, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, enfatizou também a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão das águas. “Não se faz gestão hídrica sem comitês de bacias, mas também não se faz sem estados e municípios, tampouco sem órgãos gestores. O pacto federativo não retira a necessidade de agências federais fortes, bem organizadas, com orçamentos compatíveis com suas responsabilidades, sobretudo em assuntos de interesse nacional”, disse.

CBHSF contribui para as discussões no Simpósio

O CBHSF estará participando ativamente das atividades do evento. No dia 26, terça-feira, às 14h, Julianeli de Lima estará na mesa redonda “Revitalização de bacias hidrográficas: experiências e aprendizados” como um dos palestrantes, e, no dia 28, quinta-feira, no mesmo horário, Yvonilde Medeiros compõe outra mesa redonda: “Qualidade da água à segurança hídrica”. Além disso, o comitê mantém, durante todo o evento, um estande para atendimento ao público e divulgação de suas ações.


Veja as fotos da abertura: 

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Leonardo Ramos