CBHSF inicia ações para elaboração de termo de referência para recomposição de talude e mata ciliar do Riacho do Pontal em Lagoa Grande

09/09/2019 - 8:38

A cidade de Lagoa Grande, no interior do Estado de Pernambuco é uma das seis beneficiadas da região do Submédio São Francisco, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com a execução de termos de referência para elaboração do projeto de requalificação ambiental, previsto pelo edital 001/2018. Por isso, na manhã desta sexta-feira (06), a empresa SANEAMB, responsável pelo desenvolvimento dos termos de referência, apresentou o plano de trabalho e deu início ao trabalho de topografia para recomposição de talude e mata ciliar do Riacho do Pontal, em Lagoa Grande.


A apresentação, feita para o corpo de engenheiros da Prefeitura e Secretaria do Meio Ambiente, aconteceu na sede da prefeitura de Lagoa Grande. O trabalho tem o prazo de seis meses para conclusão, a partir da ordem de serviço e compreende quatro etapas que são: Planejamento, Reconhecimento, Elaboração dos Termos de Referência e Apresentação.

“O que o Comitê propõe em suas obras é um trabalho demonstrativo, ou seja, o projeto é executado para que se entenda a necessidade de cada localidade, tornando possível a execução de obras dessa natureza que visam ao mesmo tempo a sustentabilidade hídrica da região. Destacamos que o município acompanhe cada etapa do projeto, para que ele seja construído em conjunto e exatamente de acordo com as necessidades da comunidade”, explicou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima.

Nessa etapa de reconhecimento a empresa deve realizar o levantamento das necessidades de investimentos em ações de recuperação ambiental, conservação do solo e conservação de áreas de preservação permanente (APP). O projeto prevê ainda o desassoreamento de 8.000 m³, elaboração do PRAD em cinco hectares e o projeto do cais, que compreende uma extensão de 300 metros.

“A gente entende essa obra como um grande benefício, já que aqui quando chove a comunidade tem inúmeros transtornos devido aos alagamentos. Nossa expectativa é que a construção do talude traga essa mudança estrutural que já será de grande importância e por isso agradecemos ao Comitê que tem se esforçado em aprovar e executar esse projeto”, acrescentou o diretor-presidente da Agência de Defesa do Meio Ambiente de Lagoa Grande, Roque Cagliari.


Veja as fotos do evento: 


Requalificação ambiental

A obra em Lagoa Grande é resultado de um dos 24 projetos selecionados pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2018 publicado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com o objetivo de receber demandas espontâneas para a seleção de propostas de projetos relativos ao Eixo V – Biodiversidade e Requalificação Ambiental concernente ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia (PRH-SF).
Foram destinados valores estimados de até R$10 milhões para cada CCR que executará os projetos selecionados. Um total de R$40 milhões para aplicação nos anos de 2018 a 2020 em ações de requalificação ambiental, valor previsto no PAP 2018-2020.

Obra

Após a elaboração do termo de referência e de posse da anuência da Diretoria Técnica da Agência Peixe Vivo, responsável pela liberação do recurso, a SANEAMB retornará à cidade para apresentar o documento que deverá ser avaliado pela Prefeitura de Lagoa Grande, demandante do projeto, podendo sugerir adequações ou aperfeiçoamentos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante