CBHSF confirma sistema de abastecimento para os Kariri-Xocó

04/09/2018 - 18:06

Em reunião, foram definidas as obrigações da comunidade indígena no que se refere à manutenção do investimento.

A comunidade indígena Kariri-xocó, de Porto Real do Colégio, em Alagoas, será contemplada com um sistema de abastecimento de água financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Para confirmar a notícia e iniciar o processo de organização da localidade, o colegiado reuniu as representações indígenas na manhã desta quarta-feira (4 de setembro), em Maceió (AL).
O vice-presidente do Comitê, Maciel Oliveira, explicou que o objetivo da reunião, além de confirmar a realização da obra aprovada pela Diretoria Colegiada (Direc), também é necessário definir as obrigações da comunidade para a manutenção e preservação do investimento. “O que queremos é garantir o empoderamento dessa população”, resumiu Oliveira. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, reforçou que o retorno esperado pelo colegiado é que a comunidade se capacite para um papel ainda mais positivo pela preservação da qualidade das águas, das nascentes e das matas ciliares do Rio São Francisco.
Anivaldo Miranda ressalta que os índios terão uma obrigação ainda maior, que é a segurança dos equipamentos que serão instalados para levar água para mais de 4 mil famílias da localidade. “Faremos esse investimento na tribo, mas a comunidade deverá cuidar dos equipamentos para o desenvolvimento de futuros projetos de geração de renda que alie com a sustentabilidade ambiental”, concluiu. A tribo se localiza às margens do Rio São Francisco, em Porto Real do Colégio, e já havia recebido um investimento paliativo do CBHSF para resolver um problema na qualidade da água.

Participaram da reunião representantes da tribo Kariri-xocó, os caciques José Cícero Suíra e Carlos Suíra; Antonio Matias da Silva, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai); Ivana Peixoto Toledo e José Cláudio de Melo, ambos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), ligados ao Ministério da Saúde, entre outros.

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros