Comunidade indígena dos Kariri Xocó, em Alagoas, receberá investimento para garantir qualidade da água

17/06/2020 - 15:09

Após realizar ações que tem melhorado a vida na tribo Kariri Xocó localizada no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai financiar uma obra que deve garantir o abastecimento de água potável em quantidade e qualidade para toda a comunidade, estimada em quatro mil índios.

Atualmente, o fornecimento de água potável na aldeiaé feito por um sistema que atende parcialmente a comunidade, fazendo com que a população se utilize de água imprópria, sem condições mínimas de higiene, ou até mesmo ficando sem acesso à água por alguns períodos. O abastecimento público de água potável na aldeia Kariri Xocó compete ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas – Sergipe.

De acordo com levantamento feito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em dezembro de 2017 a tribo já sofria com um abastecimento de água deficitário. A Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece a comunidade não apresentava isolamento adequado, permitindo a contaminação da água por fezes de animais e outros patógenos. Além disso, a baixa vazão do Rio São Francisco nesse período acarretou novas dificuldades para a captação feita em uma área de baixa corrente do rio, tornando o espaço propício para a concentração de algas e matéria orgânica em excesso.

“Faz muito tempo que a gente vem sofrendo com um sistema de abastecimento precário. Com esse último período de seca, chegamos a beber água empossada, imprópria mesmo para o consumo, mas era a que tinha.Água para a gente é nossa vida, e nesse período de seca a gente quase morreu de sede, não fosse a obra paliativa de abertura do canal aproveitando a cheia do rio; mas em dezembro ele seca e aí ficamos no sofrimento de novo”, afirmou o pajé substituto e vice-presidente da Federação dos Índios Kariri do Brasil, Carlos Suíra.

Em 2018, uma ação conjunta entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba, Agência Nacional de Águas e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais beneficiou de forma paliativa a tribo com uma ação para suprira demanda urgente de água potável e de qualidade. Foi aberto um dreno que hoje, devido a cheia do Rio São Francisco, tem garantido água limpa para a tribo. No entanto, para uma solução definitiva que assegure o abastecimento público contínuo foi necessário a elaboração de estudos para construção deum novo sistema de abastecimento.

Ainda em 2018, foi firmado acordo de cooperação técnica entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe, a Associação Comunitária Indígena Kariri Xocó de Porto Real do Colégio – AL e a Agência Peixe Vivo com a finalidade de contratar empresa especializada para a elaboração de projeto executivo e a posterior construção de um novo sistema de abastecimento de água na Aldeia Kariri Xocóatendendo a captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água para a Aldeia. Atualmente o projeto executivo está sob revisão por parte da Agência Peixe Vivo.

“O Comitê demonstra com essas ações, que é possível fazer algo simples, mas que faz uma grande diferença na vida das pessoas. Na verdade, o que fazemos é devolver em obras que garantem a qualidade da água, o valor arrecadado pela cobrança do uso das águas na Bacia do São Francisco. Por isso assim como em outras comunidades indígenas, agora a tribo dos Kariri Xocó também será beneficiada, demonstrando a importância de atender a população em toda a bacia”, concluiu o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Anivaldo Miranda.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcanti
*Foto: Edson Oliveira