CCR Submédio realiza reunião de transição com antigos gestores

06/10/2021 - 14:45

Com o objetivo de conhecer o andamento das ações da última gestão da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, o novo coordenador da CCR, Cláudio Ademar, e o secretário, Abelardo Montenegro, se reuniram com o coordenador da última gestão, Julianeli Lima e com o novo secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Almacks Luiz, antigo secretário da CCR.

O encontro aconteceu de forma presencial na cidade de Petrolina (PE) onde foram apresentados os dados e ações da CCR, além de traçadas estratégias para a nova gestão que assume com o compromisso de levar o CBHSF para ainda mais perto das comunidades, conforme contou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar.

“Falamos sobre os projetos hidroambientais, planos de saneamento básico, entre outros projetos previstos para a região do submédio São Francisco, sobre as ações que foram elaboradas e executadas na gestão anterior e o que há em andamento para que a gente possa acompanhar a partir de agora. Também queremos trazer a Expedição Científica do São Francisco, para o Submédio, a exemplo do que já ocorre na região do Baixo SF, para termos um parâmetro técnico e científico em relação ao Rio”. 

De acordo com o secretário da CCR, Abelardo Montenegro, “a reunião teve por objetivo promover a transição entre as gestões anterior e atual da CCR Submédio, em particular um nivelamento a respeito do andamento dos projetos ambientais e especiais já aprovados junto ao Comitê”.

Julianeli Lima, que esteve à frente da CCR no último mandato, pontuou que a reunião foi produtiva e necessária para garantir a continuidade das ações da CCR. “Apresentamos o status dos projetos e a viabilidade de projetos de grande magnitude para serem realizados aqui na nossa região, a exemplo da Expedição São Francisco. Falamos da relação da CCR com os gestores municipais que integram a nossa região e da relação com a Agência Peixe Vivo no sentido de observar, acompanhar e trocar informações com mais precisão sobre a execução dos projetos”.

Além disso, o encontro também foi marcado pela troca de informações sobre a crise hídrica vivenciada no país e as consequências para a Bacia do São Francisco. “Nós fizemos também um alinhamento pontuando a situação de crise hídrica que o Brasil vivencia. Importante falar sobre esse assunto que traz muitos efeitos também para a Bacia do São Francisco”, completou o secretário do CBHSF, Almacks Luiz.


Veja as fotos da reunião: 


Nova gestão

Nascido em Paulo Afonso (BA), Cláudio Ademar tem 46 anos. É Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing, especialização em Gestão Ambiental e Ênfase em Auditoria. Bacharel em Direito, é especialista em Gestão de Petróleo e Gás. Atua há cinco anos no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco junto a Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL). Agora, assume pela primeira vez a coordenação da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, responsável por municípios de Pernambuco e parte da Bahia.

Abelardo Montenegro é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, São Carlos e doutorado em WaterResources – Universityof Newcastle Upon Tyne. Pós-doutorado em modelagem hidrológica pelo Centre for Ecologyand Hydrology de Wallingford, Inglaterra. É professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e atua no Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco desde 2016, quando assumiu uma vaga como suplente.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante