Desabastecimento em Alagoas

27/05/2017 - 7:35

Texto: Delane Barros
A população de pelo menos dez municípios localizados no Agreste de Alagoas pode ficar sem abastecimento de água, devido a vazão atual do rio São Francisco. A estimativa da Companhia de Abastecimento do Estado (Casal) é que esse contingente represente cerca de 400 mil pessoas. Em reunião recente entre a companhia, Marinha e empresa responsável pela captação de água na região, a CAB Águas do Agreste, discutiram formas para garantir o atendimento à população, como o aumento do volume de água na estação localizada no município alagoano de Traipu.
Quando entrou em operação, em 2014, a estação registrava no poço de sucção uma altura de cinco metros. Atualmente, o nível de armazenamento está em 1,20 metro. Os técnicos das empresas envolvidas alegam que a dificuldade está relacionada a vazão atualmente praticada no Velho Chico, de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que indica que uma redução ainda maior causará mais prejuízos.
A alternativa emergencial encontrada pela Casal foi a instalação de duas bombas flutuantes provisórias, próximas à estação. Entretanto, uma vazão menor inviabiliza o funcionamento das máquinas. Como opção, o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, aponta a abertura de um canal, mas que necessita de uma dragagem. O diretor-geral da CAB, Guilherme Dias, informa que apenas duas bombas estão em operação, das cinco instaladas na região. A Marinha demonstra preocupação com a navegabilidade, que enfrenta sérias limitações.
Clique a assista a matéria da TV Gazeta de Alagoas que aborda a questão.